Minas por Região
Meio Ambiente

18h03min - 24 de Abril de 2015 Atualizado em 18h36min

Projeto Astrocultura no Parque da Serra do Rola Moça é boa opção de lazer neste sábado

Evento oferece observação do céu e corpos celestes e vai discutir a desconhecida poluição luminosa

Divulgação/Sisema

O Parque Estadual da Serra do Rola Moça, em parceria com a organização Astrocultura, realiza amanhã, dia 25, o evento “Astrocultura na Serra do Rola Moça”.

Das 17h às 20h, os participantes terão a oportunidade de fazer a observação de vários corpos celestes como: lua, estrelas, planetas, satélites, entre outros, por meio de telescópios profissionais e com a orientação de estudiosos de astronomia.

Segundo a educadora ambiental do parque Carolina Alvarenga, o encontro é divertido e ao mesmo tempo pedagógico “O evento é aberto a pessoas de todas as idades, famílias com crianças, grupo de amigos e casais, que são muito bem vindos para observar e aprender sobre o céu e corpos celestes”, explica.

Haverá ainda uma palestra no auditório do parque sobre conceitos básicos de astronomia entre eles, a poluição luminosa, causada pelas luzes artificiais. O tema foi escolhido porque a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz.

Poluição luminosa

Segundo o professor o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Leonardo Marques Soares, apoluição luminosa é pouco discutida. Ela é causada pela iluminação artificial inadequada.

Quando o foco da luz não é bem direcionado ao alvo que pretende clarear e está em grande quantidade pode atingir a atmosfera. Esses raios voltam para e atingem áreas que deveriam estar escuras. 

 

Ele explica ainda que essa luz afeta o ciclo natural das vegetações, aumenta taxa de reprodução de insetos que transmitem doenças, interferem no comportamento dos animais de hábitos noturnos e até no relógio biológico do ser humano. É que alguns biomas e espécies da fauna precisam do escuro para viver. Sem contar a qualidade do sono e equilíbrio das funções vitais humanas. 

Este fenômeno representa gasto de energia e maior consumo de recursos naturais, que por sua vez estão relacionados ao aumento dos impactos ambientais e ao aquecimento global.

O professor explica a escolha do Parque Estadual da Serra do Rola Moça: “ Lá é um lugar propício para observação, já que não possui a luminosidade artificial dos centros urbanos e proporciona as condições ideais para a observação astronômica”, diz.

 

Serviço

Parque Estadual da Serra do Rola Moça fica localizada na avenida Montreal, S/N, no Bairro Jardim Canadá em Nova Lima.

Outras informações: (31) 3581-3782.

O calendário dos próximos encontros pode ser conferido no site do Projeto Astrocultura: https://sites.google.com/site/astrocultura/serra

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local ou portal citado.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato