Segurança / Defesa Social

13h13min - 16 de Abril de 2015 Atualizado em 12h14min

Projeto Bombeiro Mirim beneficia alunos de escolas públicas no Leste do Estado

Objetivo é mostrar a importância da prevenção e como agir em situações de urgência e emergência

Divulgação/Bombeiros

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais lançou em Governador Valadares, no Leste do estado, o projeto Bombeiro Mirim. Coordenado pelo 6º Batalhão de Bombeiros (6º BBM), o objetivo é ensinar alunos de escolas públicas como evitar acidentes e tornarem-se cidadãos mais conscientes.

O projeto já é desenvolvido em outras unidades dos Bombeiros e tem como público-alvo crianças e adolescentes, ensinando-lhes a importância da prevenção e como agir em situações de urgência e emergência. A primeira turma tem 25 alunos, que participarão de encontros na sede do Batalhão durante três meses.

Além de prevenção, o conteúdo das aulas aborda conhecimentos gerais e preventivos, especialmente adaptados para a faixa etária. Os temas abordados vão desde noções de primeiros-socorros à educação para a cidadania. A grade curricular também contempla palestras com médicos, dentistas, psicólogos e professores.

“Salvar vidas requer coragem e determinação. É isso que o que os militares do Corpo de Bombeiros pretendem ensinar para as crianças nesta primeira turma do curso de Bombeiro Mirim. A ideia é estimular as crianças em relação à profissão e isso é também uma forma de socialização”, diz o comandante do 6º BBM, Tenente Coronel Silvane Givisiez.

Cada aluno recebe duas cartilhas e um caderno de atividades desenvolvidas durante os encontros entre os Bombeiros e as crianças e que lhes serão úteis por toda a vida. Além disso, os alunos ainda convivem com uma disciplina diferenciada, enfatizando mais responsabilidade e noção de respeito mútuo, fundamentais para a formação de seu caráter.

Para o aluno João Miguel Matos, de 10 anos, participar do projeto é realizar um sonho. “Quero me dedicar muito ao Bombeiro Mirim porque quero aprender a fazer tudo igual a eles e me formar nessa área. Eu quero muito ser bombeiro um dia”, diz.