Minas por Região
Social | Trabalho / Social

17h16min - 03 de Outubro de 2013 Atualizado em 17h20min

Projeto “Com Licença, Vou à Luta” vai capacitar mais de mil mulheres neste ano

Entre os cursos desenvolvidos por meio da iniciativa estão artesanato, corte e costura, culinária e gastronomia, informática, entre outros

Victor Rodrigues/Sedese
Cerca de 50 profissionais ligados à assistência social participaram de mais uma etapa da capacitação
Cerca de 50 profissionais ligados à assistência social participaram de mais uma etapa da capacitação

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) deve capacitar, neste ano, mais de mil mulheres no projeto “Com Licença, Vou à Luta”, que busca a inclusão social e produtiva de mulheres com ações de formação para a cidadania, elevação da escolaridade e capacitação profissional, visando à inserção do público feminino no mercado de trabalho ou a criação de arranjos produtivos locais. Nesta quinta-feira (3), cerca de 50 profissionais ligados à assistência social, de 29 cidades mineiras, participaram, na Cidade Administrativa, de mais uma etapa da capacitação em dois novos módulos do projeto.

Criado em 2011 para reduzir as privações sociais identificadas pelo projeto Porta a Porta, o “Com Licença, Vou à Luta” é destinado às mulheres acima de 40 anos, desempregadas, com baixa escolaridade e residentes em municípios atendidos pelo Programa Travessia. Suas ações são desenvolvidas em quatro eixos: elevação da escolaridade; resgate da autoestima, da autonomia e da cidadania; qualificação profissional e, por fim, a inserção no mundo do trabalho.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Cassio Soares, em 2013, a Sedese capacitou 938 mulheres em 18 municípios atendidos pelo projeto, sendo que 17% delas estão no mercado de trabalho. “Desde a criação do projeto, até agora, 668 mulheres foram encaminhadas a programas ou serviços educacionais para a elevação da escolaridade. Neste ano, 1,2 mil mulheres já se inscreveram na iniciativa. A meta do projeto é capacitar, no mínimo, mil mulheres em 2013. O projeto já conseguiu beneficiar 52 municípios, sendo nove em 2011, 22 em 2012 e outros 21 em 2013”, explicou.

O processo de identificação, mobilização seleção e inscrição das mulheres é feito por técnicos responsáveis pela coordenação local nos municípios onde o projeto está sendo desenvolvido. Todas as mulheres inseridas no “Com Licença, Vou à Luta” passam pelos módulos de Formação para a Cidadania, Qualificação Profissional, além do de Inserção no Mundo do Trabalho e Fixação do Aprendizado por Meio da Prática.

Entre os cursos desenvolvidos no projeto estão o artesanato, corte e costura, culinária e gastronomia, informática, atividades ligadas à prestação de serviços (atendente, recepcionista, cuidador de idosos, operador de caixa), bem como a capacitação na área de beleza e estética (cabelereira, manicure, pedicuro e maquiadora).

“Queremos não só elevar a escolaridade e melhorar a qualificação profissional dessas mulheres, mas garantir o resgate da cidadania, da autonomia e da autoestima”, enfatizou Cássio Soares, ressaltando que um dos principais pontos do projeto é também o de permitir a geração e melhoria da renda dessas mulheres.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato