Minas por Região
Saúde

13h43min - 13 de Maio de 2015 Atualizado em 13h46min

Projeto da Funed promove inovação e empreendedorismo na área da saúde

Fundação Ezequiel Dias lança livro que traz resumo de projetos com potencial para a geração de novos negócios

Gleisson Mateus
Lançamento do Livro do PII – Programa de Incentivo à Inovação no auditório do Sebrae

Dezessete projetos desenvolvidos por pesquisadores da Fundação Ezequiel Dias (Funed), com potencial para gerar produtos ou processos inovadores e apelo comercial, foram reunidos no Livro do PII – Programa de Incentivo à Inovação. A publicação foi lançada nessa terça-feira (12/5), no auditório do Sebrae-MG, em Belo Horizonte.

Inicialmente, foram identificados na Funed 48 projetos potenciais. Após avaliação feita pela equipe do Sebrae-MG e da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), que considerou, dentre outros critérios, o potencial tecnológico, impacto ambiental, satisfação de necessidades e potencial de mercado, foram selecionados nove finalistas.

Dentre eles, o Desenvolvimento de Testes Rápidos para a Detecção do Dengue Vírus; Sistemas Poliméricos Biodegradáveis Implantáveis para Tratamento de Câncer; Ensaio para Detecção de Espécies de Carne em Alimento; Composição Farmacêutica Analgésica e Anti-inflamatória para Tratamento de Atrite Reumatoide.

Na abertura do evento de lançamento do livro, a vice-presidente da Funed, Cármen Lúcia, reafirmou a importância das parcerias para que a Fundação seja inserida no mercado de Ciência e Tecnologia e reconheceu o potencial de pesquisa da Funed para que possa se posicionar como instituição de excelência em biotecnologia, além de ser campo de formação para que os novos pesquisadores possam desenvolver seus projetos.

O secretário-adjunto da Sectes, Vinícius Rezende, disse que o PII foi o programa que mais lhe chamou a atenção pela possibilidade de gerar produtos favoráveis à população. “Um dos papéis enquanto Estado não é só fomentar, mas ser articulador do tripé formado por Estado, academia e mercado”, ressalta.

Parceria com Biominas

Durante o painel “O PII como indutor dos avanços tecnológicos na saúde”, que fez parte do evento, a pesquisadora Luciana Silva anunciou a criação da 1ª Spin-off da Funed - a Onco Tag -, que vai ofertar, em parceria com a Biominas, exames de diagnóstico molecular para câncer de ovário. Spin-off é uma empresa que nasce da parceria entre pesquisadores e universidades.

Segundo Luciana, o PII permitiu ultrapassar os limites da bancada de pesquisa e ter um olhar empreendedor sobre seu projeto, com a visão de mercado que antes ela e outros pesquisadores não possuíam. “Ficamos envolvidos somente com a pesquisa e não temos a noção de que existe um mundo de possibilidades lá fora, que pode transformar nosso trabalho em negócio, em produto para atender às necessidades da população”, salienta.

Sobre o PII

Criado em 2006, o PII vem estimulando a criação de tecnologias, produtos e processos inovadores para o mercado, a partir do conhecimento gerado nas instituições de ensino. “Queremos fazer uma mudança cultural nas universidades e nos pesquisadores com a disseminação da cultura empreendedora, a obtenção de novos recursos para pesquisa e a possibilidade de geração de empregos para estudantes graduados e pós-graduados”, explica o gerente da Unidade de Acesso à Inovação e Sustentabilidade do Sebrae Minas, Anízio Dutra Vianna.

Resultados

Em nove anos, o PII já foi realizado em universidades, faculdades e centros tecnológicos de Lavras, Itajubá, Juiz de Fora, Viçosa, Uberlândia e Belo Horizonte. Ao todo, foram 15 programas no estado, com 280 projetos de pesquisa selecionados e publicados.  Até 2014, o programa teve um investimento de cerca de R$ 23 milhões, captados de órgãos de fomento, investidores, venda de patentes e transferência de tecnologia.

Confira a lista dos projetos selecionados:

1. Estudo do efeito da crotoxina no tratamento de estrabismos e distonias musculares, da pesquisadora Ana Elisa Reis Ferreira.

2. Formulação de adjuvantes para imunização de animais com o vírus rábico, da pesquisadora Silvia Ligorio Fialho.

3. Desenvolvimento de testes rápidos para a detecção do Dengue vírus, da pesquisadora Alzira Batista Cecílio.

4. Sistemas Poliméricos Biodegradáveis Implantáveis para Tratamento de Câncer, do pesquisador Bruno Gonçalves Pereira.

5. Desenvolvimento e caracterização de suspensão de nano partícula contendo zidovudina para tratamento de HIV/Aids, da pesquisadora Milena Cristina Ribeiro de Souza Magalhães.

6. Desenvolvimento de biossensor para controle de alimentos de origem animal: ensaio para detecção de espécies de carne em alimentos, do pesquisador Luiz Guilherme Dias Heneine.

7. Composição farmacêutica analgésica e anti-inflamatória para tratamento de atrite reumatoide

8. Produção de lote piloto e realização de estudo de estabilidade de formulação de Gel Bucal; e Enxaguatório bucal a base de própolis verde para fins de registro dos produtos na Anvisa, ambos da pesquisadora Esther Margarida Alves Ferreira Bastos.

9. Expressão de uma enzima fibrinolítica de veneno de serpente (mutalysin II) em células de insetos, da pesquisadora Valéria Gonçalves de Alarenga.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais