16h01min - 23 de Julho de 2015 Atualizado em 16h01min

Projeto incentiva o hábito da leitura em estudantes de escolas estaduais de Belo Horizonte

Neste ano, 16 escolas estaduais da capital participam do projeto “Ler é Viver, iniciativa do Instituto Gil Nogueira

Lívia Vitória de Jesus Pinto se diz apaixonada pela leitura. Só no primeiro semestre deste ano, a aluna do 4º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Olímpia Resende, em Belo Horizonte, leu e recontou 50 livros literários. Ela está entre os estudantes de 16 escolas estaduais da capital mineira que participam do projeto “Ler é Viver”, do Instituto Gil Nogueira.

O “Ler é Viver” é uma iniciativa que visa incentivar a prática da leitura entre os estudantes do ensino fundamental da rede pública. Se depender de Lívia Vitória, que ganhou medalha de ouro pela quantidade de livros lidos e recontados, o objetivo do projeto será sempre alcançado. “Desde o primeiro ano do ensino fundamental eu participo do projeto. Ano passado também li e recontei 50 livros e sempre quero ler mais”, conta.

Cada uma das escolas que participa do projeto recebe um kit de 50 livros, que ficam à disposição dos alunos em sala de aula. Durante o período letivo, os alunos são estimulados pelos professores a desenvolver a prática de leitura e interpretação dos livros.

Premiação

A premiação é feita por categorias: aqueles que tiverem bom rendimento de leitura e interpretação de 8 a 24 livros são classificados na categoria bronze. Os que tiverem rendimento de 25 a 39 livros, na categoria prata. E aqueles que atingirem a marca de 40 a 50 livros lidos, recebem classificação ouro. E ainda as crianças que lerem e interpretarem os 50 livros recebem uma medalha de campeão de leitura.

Projeto ‘Ler é Viver’

Além das escolas estaduais de Belo Horizonte, a iniciativa também é desenvolvida em escolas municipais de Congonhas, Itabirito, Conselheiro Lafaiete, Moeda e Ouro Preto. Serão entregues 303 kits, sendo um kit por sala de aula nas escolas participantes do projeto. No 1º semestre de 2015, o projeto Ler é Viver beneficiou cerca de 7.000 crianças.