Agricultura

11h52min - 12 de Junho de 2015 Atualizado em 11h53min

Projeto Sanitaristas Mirins distribui 3 mil livros para escolas públicas e privadas

Publicação do Instituto Mineiro de Agropecuária contribui para o aprendizado sobre a importância do meio rural para a sociedade

Divulgação/IMA
O livro traz páginas coloridas e lúdicas com conteúdo interativo como palavras cruzadas, desenhos, caça-palavras e a proposição de  temas para redação
O livro traz páginas coloridas e lúdicas com conteúdo interativo como palavras cruzadas, desenhos, caça-palavras e a proposição de temas para redação

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), começou a distribuir neste mês cerca de 3 mil livros para mais de 2,2 mil alunos e professores de escolas públicas e particulares de Minas Gerais nas regiões Sul, Centro-Oeste, Rio Doce e Zona da Mata.

O livro, intitulado “A educação sanitária no dia a dia dos alunos – descobrindo a agropecuária na escola”, faz parte do Projeto Sanitaristas Mirins, que é executado pelo Instituto em escolas públicas e particulares de Minas Gerais. Esta é a 9ª edição do livro, com tiragem de 3 mil exemplares. O projeto já  contemplou anteriormente cerca de 96 mil alunos e professores em mais de mil escolas do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.

O projeto Sanitaristas Mirins tem o objetivo de contribuir para a formação de cidadãos capazes de compreenderem o meio rural na sua realidade e funcionamento e sua importância como produtor de alimentos para a sociedade. Para isso, o projeto propicia uma imersão dos alunos e professores em temas como o nascimento dos animais nas propriedades rurais – bovinos, equídeos, aves e suínos – e a importância de se fazer o controle das doenças  para mantê-los saudáveis, evitando prejuízos aos produtores e a transmissão de doenças aos humanos.

E ainda, quais são os produtos de origem animal e vegetal, como lidar com os agrotóxicos, como é feita a inspeção dos produtos que chegam à mesa dos consumidores, como é uma alimentação saudável e como deve ser o descarte correto de embalagens no meio ambiente, entre muitos outros assuntos.

A partir dessas informações os alunos são levados a pensar sobre a sua participação – e também das famílias - em todo esse processo, e a contribuição que podem dar para a construção de um mundo sustentável. Esse leque de conhecimentos contribuirá também para que, quando adultos, possam ter capacitação em qualquer atividade ligada à agropecuária.

“O conhecimento adquirido pelas crianças influencia seus pais, bem como a comunidade onde moram, com mudanças positivas de comportamento. A inclusão da educação sanitária no cotidiano dos alunos implica em estimular o desenvolvimento e a participação efetiva da criança neste contexto, promovendo discussões e iniciativas que contribuam para sua conscientização e valorização do meio rural”, analisa a servidora do IMA e responsável pelo Projeto Sanitaristas Mirins, Patrícia Melo Martins.

Com o livro, os professores aplicam ações pedagógicas na rotina do aluno, inserindo as crianças no universo de uma propriedade rural. “A ideia do projeto começou com a iniciativa de um servidor do IMA em Curvelo. Ao observar que parte dos produtores rurais não sabia escrever, ele decidiu formar um grupo de alfabetização para adultos, cujas aulas abordavam o conteúdo agropecuário. Desde então, o público alvo do projeto mudou, constituindo em ações pedagógicas e, dessa maneira, surgiu o Projeto Sanitaristas Mirins, no qual se investe em educação infantil provocando mudanças em toda a família”, explica Patrícia Melo Martins.

Lúdico e interativo

O livro traz páginas coloridas e lúdicas com conteúdo interativo como palavras cruzadas, desenhos, caça-palavras e a proposição de  temas para redação. As atividades são desenvolvidas dentro e fora da sala de aula. Os alunos também participam de visitas a propriedades e estabelecimentos rurais acompanhados por servidores do IMA como engenheiros agrônomos, médicos veterinários e técnicos agrícolas, entre outros.

Na sua nona edição, o livro conta com a parceria do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos (Inpev) e da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef). A execução do projeto tem a participação das prefeituras e secretarias municipais de Educação, sindicatos rurais, associações e cooperativas, entre outras entidades, além dos próprios servidores locais do IMA.