Palavra do Governador

06h00min - 14 de Novembro de 2013 Atualizado em 11h22min - 21 de Abril de 2014

Projetos pioneiros de Minas para acabar com lixões são o tema do Palavra do Governador

Antonio Anastasia destaca a inédita PPP dos resíduos sólidos e o programa Minas sem Lixões, que já eliminou 67% dos depósitos irregulares

Minas Gerais tem realizado uma grande força-tarefa para acabar com os lixões por meio de um projeto inovador desenvolvido pelo Governo do Estado, denominado Minas Sem Lixões. Implantado em 2003, o programa reduziu, até 2012, em mais de 67% o número de lixões do Estado. Ao mesmo tempo, o número de aterros sanitários aumentou 500% e as usinas de triagem e compostagem em 300%.

Agora, em mais uma ação inédita, o Governo De Minas lançou a primeira Parceria Público-Privada (PPP) para fazer da Região Metropolitana de Belo Horizonte a primeira a garantir a correta destinação de 100% dos resíduos sólidos urbanos. É o que explica o governador Antonio Anastasia no programa Palavra do Governador desta semana.

“Essa é uma iniciativa inédita, pioneira e muito importante. Nós sabemos da determinação da legislação federal de eliminar, até o final de 2014, todos os lixões. Por isso, concebemos, em parceria com os municípios e a Granbel, que reúne as prefeituras da região metropolitana, um trabalho inovador. Estamos licitando serviços que serão apresentados por fornecedores privados de destinação dos resíduos sólidos. O Estado vai assumir cerca de 70% do custo desse serviço, as prefeituras, 25%”, afirma o governador.

O que Minas Gerais vem tentando fazer é construir um projeto cada vez mais sustentável para garantir não só a proteção do meio ambiente, mas também a geração de empregos por meio da reciclagem. É por isso que o Governo do Estado tem realizado suas ações de forma conjunta, nas quais a sociedade civil, as prefeituras e as empresas também têm participação fundamental. Iniciativas individuais e coletivas poderão ser registradas, por exemplo, na Semana Mineira de Redução de Resíduos, que o Governo de Minas realiza de 16 a 24 de novembro. Será um momento em que a sociedade mineira poderá mostrar seu engajamento e liderança neste segmento.

“Esta é uma experiência inédita no Brasil. E a sociedade é convidada a participar. Porque nós sabemos que os mineiros têm muita criatividade e podem apresentar sugestões interessantes de combate à destinação irregular dos resíduos sólidos e de uma destinação correta e ambientalmente sustentável”, convida Anastasia.

O Palavra do Governador pode ser reproduzido por qualquer veículo de imprensa, sem ônus. O programa é disponibilizado todas as quintas-feiras nas modalidades texto, áudio e vídeo (em qualidade HD).

Veja aqui a Galeria de Fotos do Palavra do Governador.