12h00min - 13 de Outubro de 2015 Atualizado em 12h04min

Prorrogado prazo para gestores municipais participarem de pesquisa sobre planejamento urbano

Sedru aguarda o retorno dos municípios até a próxima sexta-feira (16/10); Pesquisa vai direcionar ações a serem implementadas para o desenvolvimento regional

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru) prorrogou o prazo para que as prefeituras mineiras respondam a pesquisa sobre o planejamento urbano em suas cidades e territórios. Agora, os gestores municipais têm até o dia 16 de outubro (sexta-feira) para enviar o formulário respondido.

A pesquisa tem o propósito de mapear e discutir a importância das políticas urbanas para o desenvolvimento dos municípios mineiros. Os gestores dos 853 municípios mineiros podem acessar, neste link, o formulário que deverá ser respondido e enviado eletronicamente à Sedru.

A pesquisa vai direcionar as ações a serem implementadas pela Sedru, visando incluir no planejamento e gestão das cidades mineiras os novos itens obrigatórios do desenvolvimento urbano – mobilidade, saneamento ambiental, redução da pobreza, regulação do uso e ocupação do solo - além de orientar a construção de um  programa de apoio aos municípios na gestão destas políticas.

Responsável pelo ordenamento territorial no Estado de Minas Gerais, a Sedru pretende, com esta pesquisa, envolver os municípios no processo de elaboração e gestão das políticas públicas de planejamento urbano, visando à qualidade de vida e à sustentabilidade das cidades mineiras. “Vamos atuar de maneira proativa, vamos ouvir dos prefeitos e da população onde estão os gargalos e incorporá-los na construção das soluções”, explica o secretário Tadeu Martins Leite.