Economia / Desenvolvimento

17h22min - 29 de Outubro de 2014 Atualizado em 18h00min

Protocolo assinado pelo Governo de Minas permitirá inserção de rede laboratorial em Minas Gerais

Ao todo, serão investidos R$ 200 milhões na construção de uma planta destinada à produção de medicamentos, alimentos funcionais e dermocosméticos

Minas Gerais dá hoje mais um importante passo voltado para o setor laboratorial. Assinado nesta quarta-feira (29/10), pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), por meio do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi), o protocolo de intenções viabilizará a construção de uma unidade do laboratório Biolab, na região Sul de Minas Gerais.

Ao todo, serão investidos R$ 200 milhões na construção de uma planta, em local ainda a ser definido, destinada à produção de medicamentos, alimentos funcionais e dermocosméticos (produto com ativos farmacológicos voltados para o setor de cosmético). Com o novo empreendimento, a capacidade de produção da rede, originária de São Paulo, chegará a 200 milhões de unidades de medicamentos/ano.

“A vinda da Biolad para Minas Gerais tem uma simbologia muito forte para o Estado, pois mostra que somos um mercado competitivo para as empresas. Outro fator diferencial que tem feito com que cada vez mais as empresas escolham Minas Gerais para se instalar, é o investimento do Estado na confiança com o empresariado”, afirmou o secretário Rogério Nery, durante cerimônia de assinatura do protocolo.

Com aporte, a marca irá ampliar seu poder de alcance no Brasil, que hoje concentra suas atividades em São Paulo, com geração de 2,3 mil empregos diretos e indiretos. A previsão é que investimento seja concluído até 2019 e que as obras se iniciem no começo de 2015. “A Biolab tem consigo o DNA empreendedor. O investimento permitirá que a empresa continue a crescer, evoluindo a passos seguros para continuar fazendo a diferença na vida de milhões de brasileiros, com medicamentos de qualidade”, explica o vice-presidente Dante Alario Jr., presente à cerimônia de assinatura do acordo.

Sobre o Biolab

O laboratório é líder em prescrição de produtos cardiovasculares e está entre os dez maiores do mercado brasileiro em prescrição, considerando todas as especialidades. No total, a Biolab conta atualmente com 150 produtos nas áreas de cardiologia, ginecologia e dermatologia, entre outras. A empresa também investe em inovação, sendo que 10% de sua receita líquida é destinada a pesquisas e desenvolvimento de produtos.

Investimentos no Estado

Durante a cerimônia, a presidente do Indi, Mônica Cordeiro, chamou atenção para o diferencial do Estado de Minas Gerais, que hoje concentra grande volume de mão de obra qualificada do país. Além da qualificação, Minas também se destaca pelo desenvolvimento de ações planejadas, a exemplo de projetos como o Masterplan, Rodoanel, construção do VLT e investimento em obras de qualidade, além da diversificação da matriz energética. “Minas tem investido cada vez mais em mão de obra de qualidade e planejamento. Quanto mais a gente aposta nesses quesitos, mais o cenário fica favorável para a vinda de grandes empresas”, finaliza.