15h50min - 26 de Setembro de 2013 Atualizado em 15h50min

Qualificação do programa Geração Saúde reúne profissionais em Vespasiano

Parceria das secretarias de Esportes e da Juventude e de Saúde visa qualificar gestores e técnicos para o desenvolvimento da iniciativa

Divulgação/Seej
Curso de capacitação teve início nesta quarta-feira e terá duração de 18 horas/aula

Com a finalidade de qualificar os gestores e técnicos diretamente envolvidos com o Programa Geração Saúde, destinado aos jovens com sobrepeso de 15 a 19 anos, motivando-os na permanência de atividades físicas supervisionadas e obtenção de resultado positivo no emagrecimento de forma saudável e equilibrada, a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), deu início, nesta quarta-feira (25), em Vespasiano, à 2ª Qualificação Técnica para o Desenvolvimento da proposta.

O curso, que será realizado até sexta-feira (27), tem duração de 18 horas/aula e conta com a participação de 80 pessoas, incluindo representantes de secretarias municipais de Saúde, referências técnicas regionais e representantes de academias contratadas para execução do programa. Durante o encontro, os participantes debaterão sobre o impacto da obesidade na vida do jovem; estratégias de fidelização nas academias e definição de atividades físicas específicas para o público alvo; planejamento, organização, controle de demanda, estratégias de busca ativa e combate à evasão. Está previsto, até o final do ano, a realização de mais um treinamento para as demais cidades que já executam ou que ainda irão se inscrever na ação.

Segundo o subsecretário de Esportes, Adenilson de Sousa, trata-se de aperfeiçoar os conhecimentos sobre o Projeto Geração Saúde dos envolvidos, possibilitando treinamentos específicos e troca de experiências, a fim de divulgar a importância e o papel de cada um para o sucesso da iniciativa. “Importante ressaltar que a primeira meta, participar da rede, todos já alcançaram. O nosso próximo desafio é ocupar as vagas disponíveis e incentivar os jovens a praticarem atividades físicas, proporcionando-os melhoria na qualidade de vida e aumento da alto-estima”, destaca.

Para a diretora das Políticas de Atenção Primária da Saúde, Liziane D’Ávila, a parceria entre a Seej e a SES é muito produtiva. “O projeto está diretamente relacionado à análise de situação da saúde, demonstrando a necessidade de investir na promoção de saúde e prevenção de agravos. Além disso, busca vencer o desafio de trazer serviço de saúde aos adolescentes por meio de atividades físicas e esportivas”, afirma.

O projeto

O Governo de Minas, por meio de parceria entre a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej) e a Secretaria de Estado de Saúde (SES), lançou, oficialmente, em abril deste ano, o programa Geração Saúde. Voltado aos jovens mineiros com sobrepeso, a iniciativa visa beneficiar 4.500 adolescentes, de 15 a 19 anos, até o final de 2013, proporcionando-os a prática de atividades físicas custeada pelo Estado.

O investimento, neste ano, é da ordem de R$ 2 milhões e a previsão para 2014 é de aumentar para R$ 5 milhões. Atualmente, 91 academias, localizadas em 80 municípios, aderiram à ação, beneficiando 2.414 pessoas por meio de equipes de atenção à mudança de hábitos alimentares, acompanhamento de prática regular de atividades físicas e psicológicas. A proposta oportuniza também a convivência solidária entre as comunidades beneficiadas, potencializa e diversifica as ações da Equipe de Saúde da Família (ESF) do município, e busca estimular mudança de hábitos, promovendo a melhoria da qualidade de vida por meio de um estilo de vida mais saudável.

Adesão dos municípios

Para aderir ao projeto, o município deve possuir academia de ginástica e atividades afins localizadas nos seus limites territoriais credenciada pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude; e Equipe de Saúde da Família – ESF com cobertura igual ou superior a 70%, e disponibilize dois profissionais para o acompanhamento nutricional e psicológico dos beneficiários.

Os municípios interessados em executar o projeto que não contam com academias credenciadas devem, primeiramente, realizar a regularização da academia e, depois, entrar com a documentação para participarem do Edital de Adesão, disponível no site da Seej.

Conforme edital, o número de usuários previsto será de 100 beneficiários para municípios de porte 1 (até 29.999 habitantes), 200 beneficiários para municípios de porte 2 (de 30.000 a 99.999 habitantes) e 300 beneficiários para municípios de porte 3 (acima de 100.000 habitantes).