Reforma Agrária

16h45min - 30 de Agosto de 2007 Atualizado em 10h02min - 01 de Julho de 2013

Reforma Agrária promove duas feiras regionais em setembro

BELO HORIZONTE (30/08/07) - A Secretaria de Estado Extraordinária para Assuntos de Reforma Agrária (Seara), por meio do Instituto de Terras de Minas Gerais (Iter), realiza feiras regionais do Programa de Segurança Alimentar e Nutricional (PSA) em diversas cidades mineiras, com o objetivo de valorizar o trabalho das comunidades rurais. Nos dias 1º e 2 de setembro, acontece a 1ª Feira do Vale do Rio Doce, em Governador Valadares, no Leste do Estado. De 3 a 7 de setembro, em Viçosa, na Zona da Mata, a 1ª Feira Regional inclui na agenda o Seminário de Questão Agrária, na Universidade Federal de Viçosa (UFV).

A feira é uma das ações do PSA em Minas Gerais e tem como público-alvo os pequenos produtores rurais. A programação inclui palestras e oficinas com temática ambientalista e barracas de produtos típicos das regiões. Os eventos são promovidos pela Seara, Iter, em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Segundo o coordenador do PSA/MG, Antônio Augusto, “as feiras regionais são de fundamental importância para a integração dos acampados e pré-assentados, trabalhadores rurais e comunidades em geral. Nesses encontros, eles trocam experiências, produtos e sementes. É também a oportunidade para se capacitarem, por meio das oficinas. Além da exposição e comercialização dos produtos, originários dos pré-assentamentos e acampamentos, a troca de experiências entre os participantes reverte em conhecimento e estímulo.”

Antônio Augusto explica ainda que ”durante as feiras regionais é apresentado detalhadamente o Programa de Segurança Alimentar para os participantes. O PSA cumpre um papel relevante para as comunidades rurais, pois tem por princípio estimular a troca de experiência entre os agricultores e resgatar o cultivo das sementes crioulas, indispensável para a agricultura familiar. O PSA visa ainda o uso de técnicas alternativas de produção e sistemas agroecológicos de manejo da terra e dos alimentos.”

Ainda serão realizadas, até o mês de outubro, as feiras regionais nos municípios de Prata, Capelinha e Jaíba.

Realizações

A 2ª Feira Regional de Troca de Sementes, Mudas e Plantas Medicinais do Noroeste de Minas, realizada em julho, contou com a participação de trabalhadores rurais de Guarda-Mor, Brasilândia de Minas, João Pinheiro, Lagoa Grande e Paracatu, município que sediou o evento.

Cerca de 150 acampados e pré-assentados assistiram palestras sobre reforma agrária, Programa de Alfabetização no Campo (Pronera) e Programa Consórcio da Juventude Rural. Nas oficinas foram destacados quatro temas – Práticas agroecológicas, Práticas agroecológicas, Uso de plantas medicinais – plantio e manipulação e Resgate das sementes crioulas, destacando a importância do cultivo e estoque dessas sementes.

Em Almenara, a 1ª Feira Regional do Baixo Jequitinhonha, realizada nos dias 10 e 11 de agosto, contou com a participação de trabalhadores do Projeto de Assentamento (PA) Terra Prometida; PA 16 de Abril; PA Santa Rosa; PA Venina; PA Boa Vista e das fazendas Marobá, Santa Elena, Boa Esperança, Viração e Esperança do Vale. Os municípios integrantes foram Almenara, Itaobim, Joaima, Machacalis, Felizburgo e Salto da Divisa.

Nos dias 11 e 12 de agosto, a 1ª Feira Regional do Sul de Minas, em Campo do Meio, contou com o apoio dos movimentos sociais, prefeitura municipal e a igreja para receber os participantes de Areado, Alfenas, Boa Esperança, Cabo Verde, Campestre, Campos Gerais, Conceição Aparecida, Coqueiral, Guapé, Ilicínea, Monte Belo, Muzambinho, Nepomuceno, Paraguaçu, Santana da Vargem e Três Pontas.

Além das oficinas e palestras, a Praça da Matriz foi palco para apresentações de músicas e danças folclóricas, local que também acolheu as barracas com produtos alimentícios e artesanais típicos da região.