08h00min - 23 de Junho de 2013 Atualizado em 03h24min - 30 de Junho de 2013

Região do Jaíba receberá R$ 30 milhões em investimentos para infraestrutura

Governo de Minas viabiliza demanda histórica dos produtores; obras contemplam a pavimentação de estradas do perímetro irrigado

Galeria de Imagens
Gil Leonardi / Imprensa MG
Vista área do perímetro irrigado do Jaíba, no Norte de Minas, que receberá pavimentação de estradas

Com previsão de investimentos da ordem de R$ 30 milhões em obras de revitalização, a partir do segundo semestre deste ano, o Projeto Jaíba, no Norte de Minas, receberá a pavimentação de algumas das principais estradas que cortam o maior perímetro irrigado da América Latina. O asfaltamento de 33,4 quilômetros de estradas atende a uma antiga reivindicação de produtores rurais e empresários. Os investimentos estão sendo viabilizados pelo Governo de Minas, por meio de parceria firmada com o Ministério da Integração Nacional e com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf).

O presidente da Fundação Rural Mineira (Ruralminas), Luiz Afonso Vaz de Oliveira, revela que a previsão é de que seja divulgado o edital de licitação para contratação do projeto ainda na primeira quinzena de julho.  “Os investimentos a serem realizados representam uma melhoria na logística interna e no escoamento dos produtos agrícolas cultivados na região, beneficiando também os usuários do transporte escolar”, afirmou Oliveira. Inicialmente, serão pavimentadas estradas que interligam as glebas A, C2, C3 e F do Jaíba.

Os entendimentos entre o Governo de Minas e o Ministério da Integração Nacional foram iniciados no final do ano passado, envolvendo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas (Sedvan), a Codevasf e a Ruralminas. As demandas de produtores do Norte do Estado foram apresentadas por representantes do Conselho de Administração e pela gerência executiva do Distrito de Irrigação do Jaíba.

Em reunião realizada na sede da Ruralminas, em Belo Horizonte, no início deste mês, os governos de Minas e federal formalizaram a implementação das obras. Durante o encontro, representantes do Estado e da União pactuaram o compromisso de agilizar a realização das obras que, pela primeira vez nos 25 anos de criação do Distrito de Irrigação de Jaíba, contemplará a pavimentação de algumas das principais estradas internas do perímetro irrigado.

As vias são utilizadas por agricultores rurais para o escoamento da produção agrícola, além do transporte de trabalhadores e de materiais de consumo das áreas de produção de alimentos. Além do asfaltamento de vias, as obras de revitalização também contemplarão investimento de R$ 4,9 milhões na recuperação de 260 quilômetros de estradas vicinais, recomposição do revestimento primário e aplicação de solo-brita, com a finalidade de permitir boas condições de tráfego aos veículos e caminhões para acesso aos lotes agrícolas. Em onze quilômetros das glebas D e F do Jaíba serão investidos R$ 500 mil na aplicação de estabilizador de solos.

Obras trazem novo alento

Com uma produção anual de 1,3 milhão de toneladas de alimentos, o Projeto Jaíba se constitui em um dos principais centros do agronegócio do país. Dados da Ruralminas revelam que atualmente o perímetro conta com mais de 1.800 famílias de pequenos produtores rurais e cerca de 225 empresários.

Os principais produtos cultivados na região são banana, limão, atemoia, cana-de-açúcar, manga, melancia e abacate. A maior parte da produção agrícola abastece os principais mercados consumidores do país, notadamente a Região Metropolitana de Belo Horizonte, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Para a Europa, produtores rurais e empresários do Jaíba já exportam limão, manga e polpa de frutas.

Desenvolvimento no Norte de Minas

O produtor rural e presidente do Conselho de Administração do Distrito de Irrigação de Jaíba, José Valci Ferreira, destaca que o envolvimento dos agricultores com o poder público foi fundamental para que os recursos para a revitalização do Projeto Jaíba fossem assegurados. Ele entende que, pelo fato de o perímetro ocupar posição de destaque em termos de produção agrícola, “é fundamental a união de esforços para que o Jaíba se consolide e tenha todo o seu potencial produtivo aproveitado em benefício de todos os segmentos da sociedade”.

Por sua vez, o gerente executivo do Distrito de Irrigação de Jaíba, Marcos Braga Medrado, lembra que a participação efetiva dos governos de Minas e federal na viabilização das parcerias em prol do Projeto Jaíba se constitui em um fator de fundamental importância para o desenvolvimento local e atração de novos empreendimentos.

“Mesmo em condições adversas para escoamento da produção agrícola, sobretudo durante os períodos de chuva, os produtores rurais e empresários tem comprovado as potencialidades da região, gerando empregos e riquezas para o país. Com os investimentos na recuperação de estradas e pavimentação das principais vias de acesso às áreas agrícolas, certamente a região dará uma resposta ainda mais positiva, reforçando a sua importância para o desenvolvimento do Norte de Minas”, conclui Marcos Medrado.

Já o empresário, Randolfo Diniz Rabelo, representante da iniciativa privada no Conselho de Administração do Distrito de Irrigação de Jaíba, entende que “os investimentos na infraestrutura da região vão possibilitar a melhoria da qualidade e a valorização dos produtos comercializados”. “Algumas estradas estão praticamente intransitáveis e a melhoria das condições de tráfego nas vias certamente atrairá mais empresários interessados em explorar as potencialidades da região, proporcionando a geração de novos empregos e aumento da renda”, avalia Randolfo Diniz.