Esportes

17h45min - 14 de Setembro de 2015 Atualizado em 17h51min

Reino Unido e Minas Gerais realizam mesa redonda sobre esporte paralímpico

Nesta quarta-feira (15/9), das 14h30 às 17h, será realizado no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, a mesa redonda sobre esporte paralímpico com esportistas e autoridades britânicos e mineiros. O evento é gratuito e contará com tradução simultânea. Clique aqui para fazer as inscrições.

A proposta do evento é compartilhar histórias de superação por meio do esporte e os fatores de sucesso dos atletas em competições nacionais e internacionais. Participarão da mesa os representantes do Brasil no tênis em cadeira de rodas em jogos paralímpicos nacionais e internacionais, Rafael Medeiros e Daniel Rodrigues.

Os atletas fecharam 2014 como a 7ª melhor dupla do Brasil e estão entre os melhores do mundo, sendo que Daniel ocupa o 1º lugar do ranking. Eles serão acompanhados pelo técnico da Seleção Brasileira de tênis de cadeira de rodas, Leonardo Flávio de Oliveira (Léo Butija). Também irão compor a mesa técnicos da delegação paralímpica britânica de futebol, Jiss Davis e Ayser Roussain.

Também participará a professora do departamento de Esportes da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, Andressa da Silva de Mello, que foi responsável pelo setor de Fisioterapia da delegação brasileira nos Jogos Parapan-Americanos 2015. O diretor da parceria Minas Tênis Clube e Associação Paralímpica Britânica, Carlos Antonio da Rocha Azevedo, será o mediador da mesa.

A diretora pré-jogos da Associação Paralímpica Britânica (BPA), Liz Mendl, compartilhará como a gestão dos atletas paralímpicos britânicos são realizadas com vistas à Rio 2016. O embaixador do Reino Unido no Brasil, Alex Ellis, acompanhará a programação para reforçar a sequência de eventos realizados pela missão britânica no Brasil em Minas Gerais.

Já o secretário de Estado de Esportes, Carlos Henrique, acredita que a agenda será muito proveitosa para levantar possibilidades de projetos do estado para os atletas paralímpicos mineiros. Atualmente, a secretaria assiste esses esportistas por meio do Bolsa Atleta e Bolsa Técnico, dos projetos inscritos no programa ICMS Solidário e das competições Jogos Escolares e Jogos de Minas Gerais.

“Queremos melhorar o nosso atendimento a esse público e também trocar experiências com os britânicos de políticas de envolvimento dos portadores de mobilidade reduzida e pessoas com necessidades especiais não atletas em atividades esportivas. Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida desses cidadãos e ampliar a socialização por meio do esporte”, revela Carlos Henrique que também é coordenador do Núcleo de Articulação Minas 2016.

Além de Ellis e do secretário Carlos Henrique acompanharão o evento o cônsul do Reino Unido em Belo Horizonte, Thoma Nemes; o secretário coordenador dos trabalhos pela PBH, Eduardo Bernis; e o presidente do Minas Tênis Clube, Luiz Gustavo Lage.

O evento é realizado em parceria entre a Missão Diplomática do Reino Unido no Brasil, a Associação Paralímpica Britânica (BPA), o Governo de Minas Gerais, a Prefeitura de Belo Horizonte, o Minas Tênis Clube, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Cruzeiro Esporte Clube.

Clique aqui para conferir a agenda das delegações paralímpicas britânicas que estarão em BH até o próximo sábado (19/9).