Casa Civil | Governo

13h35min - 20 de Setembro de 2011 Atualizado em 01h43min - 27 de Junho de 2013

Reunião debate Projeto Aeroporto Indústria e Investimentos Estratégicos

BELO HORIZONTE (20/09/11) - Em mais um passo para transformar o Aeroporto Internacional Tancredo Neves (AITN), em Confins, em um foco logístico multimodal para o continente Sul-Americano, a secretária de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais, Maria Coeli Simões Pires, coordenou reunião sobre o Projeto Aeroporto Indústria e Investimentos Estratégicos para técnicos do Governo de Minas, Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), BHTrans e Turblog, consultoria internacional que pesquisa e divulga o conhecimento existente sobre logística urbana no mundo, visando contribuir para a transferência do conhecimento entre países. A apresentação do projeto foi feita pelo subsecretário de Investimentos Estratégicos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Luiz Antônio Athayde Vasconcelos, nessa segunda-feira (19), no Palácio Tiradentes.

Maria Coeli disse que o encontro foi uma oportunidade para os pesquisadores que atuam nas temáticas de mobilidade e logística conhecerem um projeto que “faz parte do planejamento estratégico do Governo de Minas para a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e servirá para o compartilhamento das ações entre o governo do Estado, a PBH e demais municípios da região”. Segundo ela, a reestruturação territorial constitui uma das ideias centrais do planejamento da RMBH, a partir de grandes projetos estruturadores relacionados à logística e à mobilidade. Maria Coeli explicou também que a RMBH começou a ser institucionalizada nos anos 90 e que, desde 2003, o governo estadual reforçou sua presença na região e passou a investir na potencialização de sua economia.

Luiz Antônio Athayde afirmou que o projeto é uma das ações do Governo de Minas que visa transformar o Aeroporto Internacional Tancredo Neves (AITN), em Confins, em um importante “hub” logístico multimodal no continente, ou seja, um ponto central de coleta e distribuição de mercadorias. Acrescentou que este é o primeiro passo para o desenvolvimento do projeto Cidade Aeroporto em Minas Gerais e que o AITN é o primeiro aeroporto da América do Sul a ser desenvolvido dentro dessa proposta.

O conceito de Cidade Aeroporto pressupõe o planejamento do aeroporto industrial, da ocupação do entorno, da atração de empresas com produtos de alto valor agregado para exportação e mercado interno, dos distritos industriais com tecnologia de ponta, das vias de acesso duplicadas e conservadas, de centros de treinamentos próximos, da rede de ensino e de áreas de lazer e residências capazes de dar suporte à estrutura do aeroporto. É uma tendência mundial, principalmente nos Estados Unidos e Ásia. Existem hoje 16 projetos de Cidades Aeroportos em andamento no mundo e na RMBH o único da América do Sul.

Luiz Athayde ressaltou que “pela primeira vez no Brasil uma região está sendo preparada com um projeto de logística para ter melhor padrão econômico e ser mais atrativa para investimentos em novas tecnologias”. Disse também que Confins é o único grande aeroporto brasileiro situado em uma região com capacidade de crescimento urbano e industrial e que possui um plano de governança ambiental e urbanística para garantir que esse crescimento se dê de modo ordenado e equilibrado.

O subsecretário salientou que a RMBH possui vantagens em relação a outras regiões para implementar o projeto Cidade Aeroporto porque tem grande área preservada, possibilidade de urbanização e ocupação ordenada, condições climáticas favoráveis, infraestrutura rodoviária em implantação, aeroporto industrial em andamento e está inserida em uma área considerada competitiva internacionalmente. Ele considerou como relevante o fato de que “a Cidade Aeroporto ficará no eixo Rio-São Paulo, que abriga 50% da população do país, responde por 65% do PIB nacional, 65% das vendas nacionais, 65% da produção industrial e 73% do consumo nacional de energia elétrica”.