Minas por Região
Copa do Mundo

20h49min - 12 de Junho de 2014 Atualizado em 20h51min

Ruas e bares de BH são tomados pela alegria de torcedores do mundo todo

No primeiro dia da Copa do Mundo 2014, mineiros torcem pelo Brasil e estrangeiros elogiam a hospitalidade mineira

Renata Silva/Setes MG
Torcedores comemoram vitória do Brasil no jogo de estreia na Copa do Mundo, na Savassi
Torcedores comemoram vitória do Brasil no jogo de estreia na Copa do Mundo, na Savassi

Foram 2416 dias de espera até este 12 de junho. Desde o dia 30 de outubro de 2007, quando o Brasil foi anunciado como sede da Copa do Mundo FIFA 2014, os brasileiros viveram momentos de expectativa até a estreia da Seleção pentacampeã no Mundial contra a Croácia, na Arena Itaquerão, em São Paulo.

Desde as primeiras horas da manhã, era possível ver, por toda a Belo Horizonte, torcedores com a camisa amarelinha. Na Praça da Savassi, tradicional ponto de concentração em dias de jogos do Brasil, a partir das 14h, as pessoas começaram a se reunir. Nos quatro quarteirões fechados da Praça Diogo de Vasconcelos, o público acompanhou shows de samba e pop rock antes da partida.

Era notável a presença de colombianos em grande número. Julian Rodriguez e Cristian Chiazero chegaram na quarta-feira (11) a Belo Horizonte para acompanhar a estreia da Colômbia contra a Grécia, neste sábado, às 13h, no Mineirão. Na primeira visita ao Brasil, ambos concordam que a escolha pela capital mineira foi acertada. “Viemos para o jogo de estreia da Colômbia, no sábado. E nossa Seleção vai começar a Copa em uma ótima cidade”, afirmou Rodriguez. No domingo, eles seguem para Brasília, onde a equipe de seu país joga a segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo contra a Costa do Marfim no dia 19.

Entre os latino-americanos, um grego solitário afirmava, convicto, que veio ao Brasil para ver a Grécia ser campeã. Dimitri Georgakopoulos chegou a Belo Horizonte na última terça-feira (10). Desde então, conheceu outros pontos da cidade, entre eles o Mercado Central. “Estou encantado. É tudo muito bonito, o povo bastante alegre. Pena que vou para as demais cidades em que a Grécia irá jogar. Vai ser muito bom conhecer outros lugares do Brasil, mas Belo Horizonte já me conquistou”, declarou.

Festa também para os namorados 

A abertura da Copa do Mundo em pleno Dia dos Namorados não foi empecilho para as comemorações dos casais presentes na Savassi. Os mineiros Paula Ferreira e Vitor Leal namoram há três anos. Empolgados com a partida do Brasil diante da Croácia, eles resolveram deixar a comemoração da data para mais tarde. “Vai ser bom porque vamos comemorar o Dia dos Namorados e a vitória do Brasil”, afirmou Paula. Para Vitor, que gosta mais de futebol que a namorada, a coincidência de datas não atrapalhou. “Hoje comemoro duas paixões: o futebol e a minha namorada”, comentou ainda antes do jogo.

O público presente na região centro-sul de BH fez a festa logo que a bola rolou no Itaquerão. O gol contra de Marcelo não tirou o ânimo dos torcedores. Já o gol de Neymar, aos 29 minutos, deixou um pouco mais aliviada a torcida, que pedia por mais um gol logo após o empate. No intervalo, o 1 a 1 era considerado um bom resultado por grande parte dos torcedores. “A estreia é sempre mais complicada, os jogadores ficam nervosos. No segundo tempo, vamos virar”, previu Henrique Gonçalves.

Nos primeiros minutos do segundo tempo, as falhas da Seleção irritavam a torcida, ansiosa por balançar novamente as redes croatas. Quando o mineiro Bernard entrou em campo, no lugar de Huck, aos 22 minutos, a torcida vibrou como se fosse gol. “Esse aí resolve!”, exclamou Vinícius Almeida no momento da troca. Instantes depois, foi com outro mineiro o lance que resultaria na virada do Brasil. O gol de Oscar, no minuto final do jogo, foi a deixa para o início de um verdadeiro carnaval na Savassi, com a expectativa da primeira vitória brasileira na Copa do Mundo.

Flávia Barbosa festejou o resultado. “Até que enfim. Fiquei tensa o jogo todo com medo de começarmos a nossa Copa do Mundo perdendo. Mas temos que confiar na nossa Seleção. Temos excelentes jogadores e com certeza esse é o primeiro passo para a conquista do hexa”, disse. Luís Flávio Resende também estava satisfeito. “Foi sofrido, mas assim é mais gostoso. Muito feliz com essa vitória. Agora vamos festejar. E que venha o México”, concluiu. A Seleção Brasileira volta a campo na próxima terça-feira (17), às 16h, em Fortaleza, diante da Seleção Mexicana.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato