Cultura | Economia / Desenvolvimento

09h24min - 30 de Outubro de 2014 Atualizado em 09h22min

Saxofonista Sérgio Danilo se apresenta no XIV Prêmio BDMG Instrumental

O artista encerrará a temporada 2014 do programa, ao lado do convidado especial Fábio Torres

Élcio Paraíso
Saxofonista e flautista Sérgio Danilo se dedica à música instrumental desde 1998

No dia 6 de novembro, o BDMG Cultural apresentará o show do saxofonista e flautista Sérgio Danilo, um dos vencedores da 14ª edição do Prêmio BDMG Instrumental. O músico encerrará a série de apresentações dos premiados de 2014, com a participação do consagrado pianista Fábio Torres. O show será realizado na Sala Sérgio Magnani, da Fundação de Educação Artística (FEA), às 20h30. O acesso será gratuito.

Com um som influenciado pelo choro e pelo jazz, Sérgio Danilo se dedica à música instrumental desde 1998. No XIV Prêmio BDMG Instrumental, realizado em abril, deste ano, o arranjador e compositor apresentou os temas autorais “Zim Gui Gui” e “Cromatismo Craniano”, além do arranjo para “Vovô Manuel”, de Nailor Proveta, que estarão no repertório do show autoral.

O convidado especial de Sérgio Danilo, o compositor e arranjador Fábio Torres, tocou com Heraldo do Monte, Arismar do Espírito Santo, Dominguinhos, Vânia Bastos, Rosa Passos, entre outros ícones da MPB. Há mais de dez anos, o músico integra o Trio Corrente, ao lado do baterista Edu Ribeiro e do contrabaixista Paulo Paulleli. O saxofonista também será acompanhado por Felipe Vilas Boas (guitarra), Fernando Delgado (bateria) e Maná Morais (baixo).

Criado em 1999, o Prêmio BDMG Instrumental abre espaço para novos compositores e instrumentistas mostrarem seus trabalhos. A premiação consagra os quatro melhores do cenário atual da música instrumental em Minas Gerais. Além dos quatro vencedores, que recebem, cada um, o valor de R$9.000,00 e mais a produção de shows em Belo Horizonte e São Paulo, o Prêmio BDMG Instrumental também elege os melhores instrumentista, arranjador e músico acompanhante.

Em Belo Horizonte, os premiados se apresentam no teatro da Fundação de Educação Artística e têm a oportunidade de convidar um músico de renome nacional para o show. Na capital paulista, os vencedores participam do programa Instrumental Sesc Brasil, da Sesc TV, uma parceria de nove anos entre BDMG Cultural e Sesc São Paulo.

Em sua 14º edição, a premiação consagrou os músicos Fabrício Conde (viola caipira e cuatro), Marcus Abjaud (piano), Samy Erick (guitarra) e Sérgio Danilo (saxofone e flauta). Os vencedores tiveram o aval de uma experiente comissão julgadora independente, formada pelos músicos e compositores Fábio Torres, Marcel Powell, Mauro Rodrigues, Paulo Santos e Toninho Ferragutti; os jornalistas Eduardo Girão, Patrícia Cassese e Júlio Assis; os representantes do SESC SP, Luciano Dutra e Ricardo Tacioli, e o crítico musical Carlos Bozzo.

Sérgio Danilo

Além de trabalhos autorais, o músico integra formações musicais de diversos gêneros, o que proporcionou a sua participação em festivais no Brasil e no exterior, como o I Festival Tudo é Jazz, em Ouro Preto (2008 a 2010); Feira da Música, na cidade de Fortaleza (2009); os tradicionais Festival de Jazz da Savassi (2010) e Festa da Música (2010), em Belo Horizonte; Womex, na Grécia (2012); Festival de Música Brasileira, em Lisboa (2013) e Projeto Candogueiro, em pleno carnaval de Ouro Preto (2006 à 2013). Autodidata, seu trabalho foi reconhecido por músicos pela cena musical e a sua participação em shows e gravações, é constantemente requisitada, a exemplo dos artistas que Sérgio acompanha, como Thiago Delegado, Vander Lee, Mauricio Ribeiro, Projeto Elas de Minas, Gustavo Maguá e Serginho Beagá. Sem perder o seu lado autoral, o saxofonista apresenta suas composições, atualmente, na orquestra Gafieira Groove e no quinteto Dois Amores.

Serviço:

Local: Teatro da Fundação de Educação Artística

Rua Gonçalves Dias 320 - Funcionários

Data: 6 de novembro de 2014 (quinta-feira)

Acesso gratuito mediante retirada de convite

Classificação Livre