Reforma Agrária

20h38min - 15 de Março de 2010 Atualizado em 14h44min - 27 de Junho de 2013

Seara realiza Oficina de Elaboração do Plano Operativo Anual POA/2010

BELO HORIZONTE (15/03/10) - A Secretaria de Estado Extraordinária para Assuntos de Reforma Agrária (Seara) e o Instituto de Terras do Estado de Minas Gerais (Iter), através da Unidade Técnica Estadual (UTE) realiza, nesta quarta-feira (17) e quinta-feira (18), a Oficina de Elaboração do Plano Operativo Anual POA/2010, do Programa Nacional de Crédito Fundiário. Objetivo da reunião, que conta com a participação do Ministério de Desenvolvimento Agrário, é avaliar e planejar a execução do programa para o ano de 2010.

O Plano Operativo Anual (POA) é um instrumento de planejamento conjunto, focado na estratégia de esforços para a execução do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) e que objetiva agregar e pactuar as ações de toda a rede de apoio ao programa, que conta com ativa participação dos beneficiários e suas comunidades, do movimento social organizado e dos governos federal, estadual e municipal. Neste sentido, as oficinas de elaboração dos POAs têm como objetivo avaliar e planejar a execução do PNCF para o período de 2010, de maneira articulada com as demais políticas públicas estaduais voltadas para o Desenvolvimento Rural Sustentável.

A base para o planejamento é conhecer com profundidade e objetividade a situação atual do PNCF no Estado. Para tanto, é necessário avaliar a execução do Programa no Estado para que se possam apontar quais as dificuldades encontradas, as ações estratégicas adequadas para sanar tais dificuldades e os responsáveis por viabilizar e executar tais ações.

Em Minas Gerais o Iter, por meio da Unidade Técnica Estadual (UTE), gerencia e implementa o Programa Nacional de Crédito Fundiário e tem como missão a análise dos pedidos de financiamento para liberação dos créditos e acompanhamento do programa.

Serviço:

Evento: Oficina de Elaboração do Plano Operativo Anual POA/2010

Local: Auditório da sede da Emater/MG em Belo Horizonte, avenida Raja Gabaglia, nº 1626, bairro Luxemburgo

Data: 17 e 18/03/2010

Horário: 8h30 às 18h