15h32min - 25 de Março de 2015 Atualizado em 15h41min

Secretaria de Agricultura marca presença na Femec em Uberlândia

Feira de máquinas, equipamentos, implementos, insumos agrícolas e veículos representa uma oportunidade para aquisição de equipamentos

Divulgação/Seapa
O secretário João Cruz Reis Filho, o ministro do Desenvolvimento Agrário Patrus Ananias, entre outras autoridades, participaram da solenidade

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz Reis Filho, participou da abertura da 4ª edição da Feira de Máquinas, Equipamentos, Implementos, Insumos Agrícolas e Veículos Utilitários (Femec), em Uberlândia. O evento, que termina na próxima sexta (27/3), conta com ampla participação de técnicos do Sistema da Seapa – Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG)  e Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) –, ministrando cursos e palestras.

Durante a solenidade que abriu a feira, na terça-feira (24/3), o secretário João Cruz destacou a magnitude do evento e ressaltou que a chave do sucesso de Minas é o setor rural. “É um orgulho ver o Sindicato Rural promover um evento dessa natureza, com a capacidade de transcender a dicotomia do agronegócio com a agricultura familiar. A Femec veio suprir uma lacuna que havia em feiras neste setor  de grande porte em Minas Gerais”, afirmou o Secretário.

Também participaram da abertura o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, o presidente do sindicato rural de Uberlândia Thiago Fonseca, o prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado e o presidente da Faemg, Roberto Simões, além de lideranças e produtores de toda região.

Oportunidades

Na Femec 2015, os produtores encontram oportunidades para aquisição de equipamentos com preços e condições de financiamentos iguais às encontradas nas principais feiras do Brasil. Esta edição conta também com o Pavilhão da Agroindústria Familiar, onde os agricultores poderão vender seus produtos e participar de cursos e palestras com temas variados. O espaço é organizado pela Emater-MG, parceira do evento.

Ainda em Uberlândia, o secretário se reuniu com produtores do município e região na e com representantes de 11 Conselhos de Desenvolvimento Rural Sustentável na sede do Sindicato Rural. Na ocasião, João Cruz frisou que a Seapa é o elo entre o produtor e o Governo. E ouviu reivindicações de prefeitos da região que relataram problemas com estradas vicinais, segurança no campo e saúde.  De acordo com o Secretário, a visita foi importante para “seguir o lema do governo: ouvir para governar”.

Investimento na produção

Minas Gerais aplicou em 2014 mais de R$ 12,187 bilhões em crédito rural para custeio e investimentos na produção. O Triângulo Mineiro aplicou R$ 1,5 bilhão, com 12.283 de contratos firmados. Em Uberlândia, foram aplicados R$ 207,8 milhões. Deste valor 34% dos recursos foram aplicados em investimentos. A aquisição de maquinário em geral para a produção agropecuária, patrulha mecanizada, tratores, irrigação, máquinas e implementos, colheitadeiras automotrizes, instalações para industrialização e beneficiamento, silos e caminhões alcançaram o aporte de R$ 70,8 milhões em 2014.