14h50min - 12 de Junho de 2015 Atualizado em 11h09min - 15 de Junho de 2015

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior assume a coordenação do Seed

Programa que incentiva o empreendedorismo terá duas novidades, como o valor menor da contrapartida exigida pelo Governo

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) assumiu, nesta quinta-feira (11/6), a coordenação do Seed - Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development. O decreto do governador Fernando Pimentel foi publicado no Diário Oficial e o desafio é promover o ambiente de empreendedorismo. O objetivo é desenvolver o ambiente local de empreendedorismo e startups, bem como de contribuir para o incentivo à inovação e melhorar a competitividade da economia mineira com produtos serviços de maior valor agregado.

Duas alterações importantes foram feitas: a primeira delas é que o incentivo para os profissionais poderá ser concedido de maneira antecipada, ao contrário do que acontecia anteriormente. Além disso, o programa reduziu pela metade o valor da contrapartida exigida pelo Governo. Caiu de 10% para 5%.

O Seed era ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e, a partir de agora, inicia-se uma nova etapa. Para o secretário da Sectes, Miguel Corrêa, é fundamental criar um ambiente favorável para que os pesquisadores consigam desenvolver o próprio trabalho.

“A inovação é uma das bandeiras deste Governo e não vamos medir esforços para que os programas referentes ao tema sejam executados em sua plenitude. Esta é uma resposta aos que disseram que o projeto iria acabar. O Seed é, sem dúvida, um grande programa e estamos prontos para conduzi-lo. Queremos oferecer ainda mais oportunidades para os talentos não só de Minas, mas do Brasil e do mundo. Nosso desafio é fazer de Minas um lugar cada vez mais viável para investir”, afirma Corrêa.

Ouvir para governar

O primeiro passo já foi dado. Dentro do novo formato, seguindo a linha de atuação do Governo, a Sectes criou um canal de comunicação para que pesquisadores, jovens empreendedores, autoridades e a sociedade possam ajudar a construir um programa ainda mais sólido e com resultados expressivos. Esta disponível na internet um formulário para avaliar o programa e as possíveis alterações. O link é: https://goo.gl/y0ma03

Além disso, está previsto o anúncio de um grande programa de atuação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior nos próximos dias, promovendo a integração entre as atividades em diversos pontos do estado.