Minas por Região
Social | Trabalho / Social

16h04min - 15 de Junho de 2012 Atualizado em 16h48min - 30 de Junho de 2013

Secretaria de Desenvolvimento Social promove ação de combate à violência contra o idoso

Mais de 10 mil folhetos foram distribuídos para os usuários do metrô de Belo Horizonte

Divulgação/Sedese MG
O número do Disque Direitos Humanos é destacado no material distribuído
O número do Disque Direitos Humanos é destacado no material distribuído

Nesta sexta-feira (15), Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), promoveu, na Praça da Estação, em Belo Horizonte, mais uma ação da campanha Rompendo o Silêncio.

A mobilização contou com a parceria de vários órgãos do governo e de entidades ligadas à luta pelos direitos dos idosos de Minas Gerais. Mais de 10 mil folhetos foram distribuídos para os usuários do metrô e pessoas que circulavam pelo local. O material destaca o número do Disque Direitos Humanos (0800 031 1119), canal de denúncia do governo estadual.

Nos primeiros cinco meses deste ano, o número de denúncias de crimes contra idosos cresceu 4% em comparação com o mesmo período de 2011. Foram 442 relatos neste ano, ante 425 no ano passado. O crime de maus-tratos familiares foi o mais denunciado nos períodos. Foram 270 denúncias de janeiro a maio deste ano contra 248 nos primeiros cinco meses de 2011.

“Na maioria das vezes, o idoso vai ter que denunciar um familiar, pois o maior número de violência ocorre dentro das próprias famílias. O medo de rompimento do laço afetivo é muito grande, já que a centralidade da família para o idoso é fundamental. Por isso, temos uma subnotificação dos casos”, explica a subsecretária de Direitos Humanos, Carmen Rocha. Ela ainda observa que “para o idoso, a dor da denúncia, muitas vezes, é maior do que os maus-tratos que ele sofre sistematicamente”.

Aos 80 anos, o ex-metalúrgico Manoelino Gomes mostra disposição de adolescente quando o assunto é defender os direitos dos idosos. Ele participou ativamente da mobilização desta manhã. “A maior importância é denunciar. Mas acontece que muitos têm medo de fazer a denúncia. Eu não tenho, mas o idoso que sofre a violência dentro de casa tem medo. E é nessa hora que nós, que somos guerreiros, temos que lutar contra essa violência”, disse com firmeza.

População idosa

Responsável pela Coordenadoria Especial de Políticas para o Idoso, Felipe Willer vê o crescimento da população idosa como um fenômeno mundial. Em Minas Gerais, a população de idosos (atualmente estimada em 2,4 milhões) deve mais que dobrar nos próximos 30 anos.

“A importância de ações de mobilização é impactar e sensibilizar a sociedade para o fenômeno do crescimento da população idosa. Além disso, tem importância no sentido de incentivar as pessoas a denunciar os maus-tratos contra o idoso, que é crime passível de pena”, ressalta Felipe.

Melhor Idade

Além da ação na estação do Metrô, a Sedese apoiou a operação Melhor Idade, realizada pela Polícia Civil, por meio do Departamento de Investigação, Orientação e Proteção à Família (DIOPF). Durante a mobilização desta manhã, equipes da DIOPF estiveram na Praça da Estação, de onde partiram em comboio para apurar denúncias de crimes contra idosos. “Cuidar é uma questão da família, do Estado e da sociedade. Por isso, a união de esforços de vários órgãos do governo é muito importante”, disse Carmen Rocha.

Mais de 200 municípios aderiram, voluntariamente, à campanha Rompendo o Silêncio. Durante esta semana, várias ações estão sendo realizadas nessas cidades.

As secretarias de Estado de Saúde, de Cultura e de Educação, a Polícia Militar, o Conselho Estadual do Idoso e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos também são parceiros na iniciativa, que conta com o apoio do Ministério Público, Pastoral da Pessoa Idosa, Defensoria Pública, Movimento de Luta Pro Idoso, Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade, Rede Minas e Rádio Inconfidência.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato