Social | Trabalho / Social

11h35min - 01 de Novembro de 2013 Atualizado em 11h44min

Secretaria de Desenvolvimento Social traça estratégias para promover os direitos humanos nas escolas

Gestores de duas instituições pertencentes à rede estadual de enino, localizadas nos municípios de Belo Horizonte e Contagem, participam de encontro nesta sexta-feira (1º)

Estudos demonstram como os projetos políticos-pedagógicos desenvolvidos dentro do ambiente escolar podem contribuir na formação dos alunos para a convivência numa cultura de diversidade e direitos. Pensando nisso, o Escritório de Direitos Humanos (EDH), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), realiza, nesta sexta-feira (1º), encontro com os gestores da Escola Municipal Florestan Fernandes e Escola Municipal Professora Ana Guedes Vieira, localizadas, respectivamente, nos municípios de Belo Horizonte e Contagem.

A iniciativa, que faz parte do Curso de Extensão de Educação em Direitos Humanos da Sedese, visa traçar estratégias de atuação para promover os direitos humanos dentro das escolas. Para isso, nesse primeiro momento serão trabalhados com os educadores valores de cidadania, respeito ao próximo e a diversidade, cultura da paz e solidariedade, para que eles, posteriormente, possam levar essas questões para dentro da sala de aula.

De acordo com a diretora do EDH, Ana Carolina Gusmão, a escola é o local ideal para que os indivíduos desenvolvam valores relativos à coletividade e aprendam a respeitar e conviver com as diferenças. “É preciso que os educadores estejam preparados para construir, junto com os alunos, um ambiente de convívio mais democrático, em que haja o respeito à diversidade. Por esse motivo é importante trabalhar a temática de direitos humanos dentro dessas instituições, para que os alunos tenham uma visão mais crítica de mundo”, esclarece.

Curso de Extensão

Uma parceria entre o EDH, a Diretoria de Interiorização, Promoção e Educação em Direitos Humanos da Sedese, e o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Conhecimento e Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), esse curso de extensão começou em agosto deste ano.

Ao todo, 35 extencionistas, das áreas de pedagogia, direito, psicologia, jornalismo e serviço social, participam do projeto. São esses profissionais que irão construir e ampliar, junto com os gestores escolares, a cultura sobre direitos humanos com os alunos.