Trabalho / Social

15h52min - 12 de Maio de 2015 Atualizado em 15h53min

Secretaria de Direitos Humanos promove discussão sobre diversidade religiosa

Proposta prevê a criação de um comitê para discutir a discriminação, o preconceito e a intolerância em Minas Gerais

Henrique Chendes/Imprensa MG
Encontro no auditório do BDMG contou com a presença de lideranças de diferentes religiões

A criação de um comitê da diversidade religiosa em Minas Gerais foi proposta na última segunda-feira (11/5), durante encontro promovido pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac). O evento, realizado no auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), em Belo Horizonte, contou com a presença de lideranças de diferentes religiões. O comitê será um espaço de reflexão em torno da discriminação, do preconceito e da intolerância religiosa.

O coordenador geral de Segurança, Cidadania e Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Alexandre Brasil, fez uma palestra sobre o tema e ressaltou a importância da reflexão e de debates sobre liberdade religiosa enquanto direito humano. “A ideia é constituir um colegiado que vise à promoção do respeito às diferentes crenças e convicções frente à onda de intolerância no país”, afirmou Alexandre.

O secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda, propôs, com base no debate e nas sugestões apresentadas pelos participantes, parcerias com instituições de pesquisa para diagnóstico da diversidade religiosa e ocorrências de intolerância no estado, além de uma reunião com a Secretaria de Estado de Educação para debater a questão no âmbito educacional e a visita a uma unidade da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac).

Ao longo de sua consolidação, o comitê pretende construir ações programáticas fundamentais para a garantia da liberdade religiosa, a prevenção e o combate à intolerância, além do fomento ao diálogo com base no reconhecimento e no respeito às diferenças de crença e culto.