17h43min - 03 de Junho de 2015 Atualizado em 17h59min

Secretaria de Educação realiza ciclo de debate sobre gestão democrática e participativa

Conduzida pela secretária Macaé Evaristo, palestra contou com a participação do presidente do Conselho Nacional do Sesi, Gilberto Carvalho

Carlos Alberto/Imprensa–MG
O ciclo de palestras integra uma série de encontros organizados pela Secretaria de Educação

A secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, conduziu o ciclo de debate sobre gestão democrática e participativa na Cidade Administrativa nesta quarta-feira (3/6), na Cidade Administrativa. O debate contou com a participação do presidente do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), Gilberto Carvalho.

De acordo com a secretária, o envolvimento da juventude e o fortalecimento de instrumentos de participação social como os colegiados escolares, são exemplos importantes na constituição de políticas públicas a partir do diálogo. “Nós tratamos de um aspecto importante sobre como pensar a participação e, principalmente, como envolver a juventude", afirmou.

"Fica clara a importância de favorecer a constituição dos grêmios estudantis e de espaços para expressão e produção cultural dos jovens. É preciso entender isso como constituinte do processo educativo, do currículo escolar. Também não podemos deixar de fortalecer os colegiados nas escolas e a participação das famílias”, completou.

Para Gilberto Carvalho, a educação tem o papel de contribuir na formação de jovens com pensamento qualificado, o que vai impactar na construção de uma sociedade mais crítica e participativa nas diversas esferas da gestão pública. “Nesse processo de reconstrução do Brasil, passa a ser dramaticamente importante, a gente alinhar a educação e a comunicação, pois são dois elementos fundamentais que podem ajudar a compor uma nova cultura de democracia radicalizada, no sentido de forte participação das pessoas”, avaliou.

O ciclo de palestras integra uma série de encontros organizados pela Secretaria de Estado de Educação. A ação tem como objetivo debater temas que permeiam a educação mineira com profissionais da educação. Nas duas primeiras edições realizadas este ano, foram debatidos os seguintes temas: Planos Estadual e Municipais de Educação e Censo Escolar e as Avaliações Educacionais.