Educação

08h00min - 02 de Novembro de 2013 Atualizado em 01h00min - 01 de Novembro de 2013

Secretaria de Educação recebe propostas para processo licitatório do Reinventando o Ensino Médio

Licitação vai selecionar instituições interessadas em capacitar professores que atuarão nas áreas de empregabilidade do programa; inscrições vão até 14 de novembro

Fernanda Toussaint
Iniciativa da Secretaria de Estado de Educação visa gerar habilidade focadas na empregabilidade

As instituições interessadas em participar do processo licitatório para capacitação de professores que atuarão nas áreas de empregabilidade do Reinventando o Ensino Médio a partir de 2014 já podem se inscrever. O prazo permanece aberto até às 17h do próximo dia 14 de novembro. Podem participar do processo licitatório instituições credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC). O objetivo é que a capacitação contemple cerca de 25 mil professores em todo o Estado.

A iniciativa da Secretaria de Estado de Educação é voltada para os alunos do ensino médio e tem entre seus objetivos tornar o currículo dos estudantes mais completo e atrativo, além de gerar competências e habilidade focadas na empregabilidade. O Reinventando o Ensino Médio teve início em 2012, sendo ofertado em 11 escolas estaduais da região norte de Belo Horizonte. Este ano, o projeto foi ampliado e atinge a 133 escolas da rede estadual de ensino. Em 2014, ele será universalizado atingindo as 2.189 escolas da rede estadual que ofertam o ensino médio.

“Essa licitação é para contratar instituições de ensino superior que serão responsáveis pela formação continuada dos nossos professores que vão trabalhar com o Reinventando o Ensino Médio. Procuramos instituições que já tenham cursos de graduação ou especialização em áreas afins às ofertadas no Reinventando e que já tenham experiência com a educação a distância. Elas deverão ser parceiras da Secretaria de Educação”, ressalta a diretora da Magistra - Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educação, Ângela Dalben.

De acordo com o edital do processo, os documentos das instituições interessadas em participar da licitação deverão ser apresentados em três envelopes, o primeiro contendo os Documentos de Habilitação; o segundo, a Proposta Técnica; e o terceiro, a Proposta de Preços. Os envelopes deverão ser protocolados no setor de Protocolo, na Cidade Administrativa Tancredo Neves, em Belo Horizonte.

Processo

A partir da contratação das instituições, será possível estruturar os cursos de formação a distância dos professionais da educação. A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza Santos, ressalta a importância da capacitação dos educadores para a universalização do Reinventando o Ensino Médio. “Com a universalização do Reinventando, uma das grandes preocupações da Secretaria é a capacitação dos educadores que irão atuar nas áreas de empregabilidade. Essa licitação é para capacitar os professores ao longo do ano. Será um curso a distância que irá contribuir para a capacitação continuada dos educadores”, afirma.

A concorrência será conduzida por uma Comissão Especial de Licitação (CEL). As decisões da CEL serão comunicadas mediante publicação no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais e no endereço seecompras.educacao.mg.gov.br, pelo menos durante um dia, salvo com referência àquelas que puderem ser comunicadas diretamente, mediante ofício, fax ou e-mail, aos representantes legais dos licitantes.

A solicitação de esclarecimento de dúvidas a respeito de condições do Edital e de outros assuntos relacionados a presente licitação deverá ser efetuada pelas empresas interessadas em participar até o terceiro dia útil que anteceder a data estabelecida para a abertura dos envelopes Documentos de Habilitação, que está prevista para o dia 19 de novembro. As dúvidas poderão ser encaminhadas para o e-mail licitacoes@educacao.mg.gov.br, de segunda a sexta-feira das 10h às 17h.

Clique aqui para acessar o edital e obter outras informações sobre o processo licitatório (arquivo PDF).