13h21min - 20 de Setembro de 2013 Atualizado em 13h25min

Secretaria de Esportes e da Juventude realiza qualificação do programa Geração Saúde

Evento, que acontecerá em Vespasiano, é voltado a servidores de secretarias municipais de saúde e outras categorias profissionais

A Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ) anuncia a realização “2ª qualificação técnica para o desenvolvimento do projeto estratégico Geração Saúde”. O evento, que acontecerá entre os dias 25 e 27 de setembro, no Granbello Hotel, localizado na alameda Presidente Eduardo Fureti, nº 35, em Vespasiano, é voltado a servidores de secretarias municipais de saúde, pessoas que são referências técnicas regionais, e para representantes de academias contratadas para execução do programa.

Neste segundo encontro são esperadas para o treinamento cerca de 120 pessoas de 40 academias, representando 35 municípios mineiros. Os temas que serão abordados são o impacto da obesidade na vida do jovem, bem como as atividades físicas adequadas ao público, e as estratégias de fidelização dos clientes. Mais um treinamento está previsto até o final do ano, contemplando as demais cidades que já executam ou que ainda irão se inscrever no programa. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail geracaosaude@esportes.mg.gov.br ou pelos telefones (31) 3915-4600 | 4599 | 4597.

25/9 (Quarta-feira)

10h00 às 12h30 - Credenciamento

12h30 às 14h00 - Almoço

14h00 às 18h00 - Funcionamento do projeto e o papel de cada agente envolvido na execução

26/9 (Quinta-feira)

08h30 às 12h30 - A participação do jovem: o sobrepeso e os desafios para a mudança de hábitos

12h30 às 14h00 - Almoço

14h00 às 18h00 - Papel específico das equipes de saúde e da academia

20h00 - Confraternização

27/9 (Sexta-feira)

08h00 às 11h00 - Apresentação da campanha de mobilização

11h00 às 12h00 - Plenária e encerramento

Geração Saúde

O programa consiste na promoção da prática de atividades físicas, esporte e lazer, orientadas por profissionais de Educação Física em academias de ginástica e atividades afins, contratadas pelo Governo de Minas para desenvolver o Projeto Estratégico Geração Saúde, em municípios atendidos pelas Equipes de Saúde da Família (ESF), e que disponham de nutricionista e psicólogo para complementar o atendimento.

O Projeto Estratégico Geração Saúde, desenvolvido pela SEEJ, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), é uma atividade que oportuniza também a convivência solidária entre as comunidades beneficiadas, potencializa e diversifica as ações da Equipe de Saúde da Família (ESF) do município, e busca estimular mudança de hábitos, promovendo a melhoria da qualidade de vida por meio de um estilo de vida mais saudável.

O adolescente atendido tem o dever de frequentar a academia ao menos três vezes por semana. Ao atingir a meta de emagrecimento, o jovem ainda frequenta a academia por mais 06 meses e depois recebe “alta”. Ele também é liberado quando completa 20 anos.

Atualmente, o programa beneficia 2.414 jovens, de 15 a 19 anos com sobrepeso. São 91 academias participantes, localizadas em 80 municípios mineiros. Até o final de 2013, 4 mil adolescentes devem ser atendidos pelo programa, com recursos aproximados de R$ 2 milhões. Em 2014, a expectativa é que o número de pessoas chegue a 4.500 e os investimentos sejam de R$ 5 milhões.