Esportes

16h47min - 14 de Abril de 2015 Atualizado em 16h46min

Secretaria de Esportes promove capacitação do projeto Geração Saúde

São esperadas para o treinamento cerca de 70 pessoas de 21 municípios conveniados e 20 academias contratadas pelo Estado

A Secretaria de Estado de Esportes promove, entre os dias 15 e 17 de abril, a primeira qualificação técnica de 2015 do Projeto Geração Saúde. O evento, que acontece no Gran Minas Hotel (alameda Presidente Eduardo Fureti, 35, em Vespasiano), tem por objetivo orientar os participantes do projeto, que são profissionais das academias contratadas e referências técnica e Equipe da Saúde da Família.

A capacitação será composta por palestras, dinâmicas e oficinas onde os participantes serão conduzidos a informações e práticas nas ações do Geração Saúde. Neste encontro, são esperadas para o treinamento cerca de 70 pessoas de 21 municípios conveniados e 20 academias contratadas pelo Estado. Elas oferecem serviços de atividade física para jovens de 12 a 19 anos com sobrepeso e/ou obesidade, que recebem também acompanhamento psicológico e nutricional por parte das secretarias municipais de saúde.

Atividades

Na quarta-feira (15/4), a capacitação será aberta para credenciamento a partir das 10h. Às 14h, será realizada a cerimônia de abertura e, logo após, será apresentado o funcionamento do Projeto Estratégico Geração Saúde, como sua contextualização, fluxo de funcionamento e responsabilidades dos agentes envolvidos. Outro assunto abordado no dia será a promoção da saúde, através da atividade física.

Na manhã da quinta-feira (16/4), atendimento, acolhimento e humanização serão os temas abordados, assim como a utilização do sistema de informação do Geração Saúde. À tarde, as atividades serão divididas por área de atuação dos participantes. Aos representantes das secretarias municipais de saúde, serão apresentadas as atividades técnicas do Geração Saúde, como planejamento, organização, controle de demanda, estratégias de busca ativa e combate à evasão.

Para os representantes de academias parceiras, o problema da obesidade será exposto, bem como as atividades físicas adequadas ao público e as estratégias de fidelização dos clientes.

Encerrando a programação, na sexta-feira pela manhã, os aspectos fisiológicos, nutricionais, psicológicos e sociais dos jovens serão temas apresentados ao público.  As pessoas presentes ao evento receberão certificado de participação.

Geração Saúde

O Programa Geração Saúde consiste na promoção da prática de atividades físicas orientadas por profissionais de Educação Física em academias de ginástica e atividades afins, contratadas pelo Governo de Minas Gerais para desenvolver o Projeto Estratégico Geração Saúde, em municípios atendidos pelas Equipes de Saúde da Família (ESF), e que disponham de nutricionista e psicólogo para complementar o atendimento.

O Projeto Estratégico Geração Saúde, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), é uma atividade que oportuniza também a convivência solidária entre as comunidades beneficiadas, potencializa e diversifica as ações da Equipe de Saúde da Família (ESF) do município, e busca estimular mudança de hábitos, promovendo a melhoria da qualidade de vida por meio de um estilo de vida mais saudável.