16h51min - 29 de Junho de 2015 Atualizado em 18h24min

Secretaria de Esportes repassa mais de R$ 1 milhão para execução dos Jogos de Minas Gerais

A competição tem por finalidade desenvolver uma cadeia produtiva do esporte, visando potencializar os desportos de rendimento do estado

Reunião aconteceu na Cidade Administrativa

O secretário de Estado de Esportes de Minas Gerais, Carlos Henrique, e os presidentes das Federações Mineiras de Basketball, Futsal, Handebol e Voleibol assinaram, nesta segunda-feira (29/6), contratos para a execução da edição 2015 do Minas Olímpica – Jogos de Minas Gerais. Por meio do instrumento a secretaria irá repassar um valor de R$ 1.093.715,10 às federações, que serão destinados às despesas com arbitragem durante todas as etapas da competição: microrregional, regional, etapa BH e etapa estadual. A secretaria ainda irá investir no projeto mais R$ 535 mil aproximadamente.

Os Jogos de Minas Gerais são disputados por atletas e equipes de municípios, clubes ou associações obrigatoriamente filiados às federações esportivas mineiras. Em 2014, mais de 7 mil participantes disputaram os jogos, representando 103 municípios.

A competição tem por finalidade desenvolver uma cadeia produtiva do esporte, visando potencializar os desportos de rendimento em Minas Gerais e possibilitar a qualificação técnica, tática e física dos atletas e equipes, além do surgimento de novos talentos para o desporto estadual e nacional.

Para o secretário, a realização dos Jogos de Minas Gerais buscam a regionalização do esporte no estado. “Temos que levar aos mineiros a oportunidade de acompanhar eventos esportivos de qualidade e motivar nossos atletas a disputarem essa competição tradicional. Para isso, contamos com a parceria das federações esportivas, que são entidades capacitadas para fomentar o esporte e estabelecer um vínculo produtivo com os municípios do interior”, ressaltou.

O presidente da Federação Mineira de Futsal, Paulo Ladeia, ressaltou o reconhecimento do trabalho das federações esportivas nas execução dos Jogos de Minas Gerais, que acontece desde 2013. “É uma grande responsabilidade executarmos um evento dessa grandeza e tradição. Ao colocar essa tarefa nas mãos das federações a Secretaria demonstra confiança e valorização do nosso trabalho e o desejo de estabelecer uma parceria produtiva com as entidades”, disse. Os demais presidentes de federações presentes foram Cláudio Dias (handebol), Carlos Rios (voleibol) e Álvaro Cotta (basquete).

Etapas

A fase microrregional dos Jogos de Minas Gerais será disputada em oito sedes, divididas em duas datas. De 15 a 19 de julho, quatro cidades realizam os jogos: João Monlevade (Região Metropolitana-Central), Araçuaí (Região Jequitinhonha-Mucuri), Caratinga (Região Vale do Aço e do Rio Doce) e Patos de Minas (Região Triângulo-Noroeste). De 22 a 26 do mesmo mês, outros quatro municípios executam a competição: Ponte Nova (Região Caparaó-Mata-Vertentes), Montes Claros (Região Norte), Itajubá (Região Sul) e Capitólio (Região Sudoeste-Oeste).

Os vencedores das microrregionais classificam-se para a fase regional, que será realizada em quatro sedes, ainda não definidas, entre 3 e 7 de setembro. Belo Horizonte realiza etapa própria, com disputas entre seus clubes e entidades esportivas. Os jogos acontecem na capital no período de 1º de agosto a 30 de setembro.

Os campeões regionais e de BH disputam a etapa estadual. Entre 10 e 15 de outubro acontecem as disputas das modalidades coletivas. De 16 a 18 de outubro, é a vez das modalidades individuais, que são disputadas apenas nesta última fase.

Jogos de Minas Gerais. A história dos Jogos de Minas Gerais começou em 1985. Criado com o nome de Jogos do Interior de Minas – Jimi, o evento tinha o objetivo de valorizar o esporte através de disputas entre equipes que representavam municípios do interior do Estado. Ao longo dos anos, os embates criaram rivalidades e proporcionaram jogos históricos em diversas modalidades.

Em 2012, o Jimi foi aperfeiçoado, dando lugar a um novo formato de competição: os Jogos de Minas, que permitem a participação de times de Belo Horizonte na disputa, antes restrita aos municípios do interior. Em 2015, o evento, executado em parceria com as federações esportivas mineiras e com o apoio das prefeituras municipais, passou por uma alteração no nome, passando a se chamar Jogos de Minas Gerais.

Neste ano as modalidades disputadas são: atletismo, atletismo PCD, bocha paralímpica, ciclismo speed, ciclismo mountain bike, judô, karatê, basquetebol, futsal, handebol e voleibol, nos naipes feminino e masculino.

Minas Olímpica

O Programa Minas Olímpica foi criado pelo governo de Minas Gerais em dezembro de 2005, com o objetivo de contribuir para a promoção da saúde e a inclusão social por meio de programas que atendem os três segmentos: esporte de rendimento, participação e educacional.

A política do esporte de rendimento em Minas Gerais busca sistematizar e integrar todos os programas Minas Olímpica com foco no alto rendimento (Bolsa Atleta e Bolsa Técnico, Jogos de Minas, Oficina de Esporte, Incentivo ao Esporte e Minas 2016), além dos projetos Minas Olímpica com foco educacional (JEMG e Geração Esporte), de forma que todas as etapas ou vertentes de desenvolvimento esportivo voltado para o alto rendimento sejam abrangidas por pelo menos um dos projetos.