15h43min - 11 de Novembro de 2014 Atualizado em 15h51min

Secretaria de Estado de Cultura divulga resultado do programa Filme em Minas

Nesta edição especial foram 34 projetos, sendo mais da metade de contemplados pela primeira vez e 58% de aumento do valor do programa

A Secretaria de Estado de Cultura (SEC) divulgou nesta terça-feira (11/11), no jornal Minas Gerais, os 34 contemplados no edital do programa Filme em Minas 2014.  Em consonância com a diretriz de descentralização das políticas públicas para a cultura - um dos motes da gestão atual da SEC – este edital teve um crescimento de cinco vezes no que se refere à aprovação de propostas do interior do estado; quase 60% dos projetos recebidos vieram de proponentes que residem fora da capital mineira. Além disso, 56% dos proponentes foram contemplados pela primeira vez.

A ordem dos recursos destinados aos premiados foi de R$7,15 milhões, o que configura um aumento de 58%, se compararmos os números com 2013. O valor de R$4.000.000,00 é advindo de recursos do Governo de Minas, já os R$3.150.000 restantes foram adquiridos mediante premiação no programa ‘Brasil de Todas as Telas’ do Ministério da Cultura.  Em uma edição excepcional – uma vez que o programa é bienal e teve a sua última edição no ano passado - o Filme em Minas surpreende em ineditismos no resultado e avanços que endossam a consagração do programa.

A secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, analisa os resultados. “Creditamos esse sucesso de mais um resultado do programa à abertura do diálogo entre a SEC e a sociedade civil. Entendemos que programas de fomento como o Filme em Minas são dinâmicos e precisam da avaliação permanente da sociedade civil para o aprimoramento de cada edição – isso foi bastante visível e efetivo nesta edição. Nessa mesma tendência, em nenhuma outra edição a escolha do júri tinha tido tanta participação da sociedade civil como neste ano de 2014 – antes a classe escolhia 3 membros, nesta edição, foram 8”, explica a Secretária.

Pessoas e projetos contemplados

Entre nomes já consagrados e profissionais no início de carreira, o edital Filme em Minas 2014 premiou 34 proponentes. Dezenove deles receberam o benefício do incentivo pela primeira vez. É o caso da empresa 88 Produções Artísticas e Audiovisuais, que ganhou pela primeira vez o edital, com o projeto “Baixo Centro”, na categoria de Produção de Longas-Metragens. Por conseguinte, os diretores Samuel Marotta e Ewerton Belico também foram selecionados pela primeira vez e, com essa produção, Belico inaugura sua carreira como diretor.

Na categoria Produção de Curtas e Médias-metragens, 7 dos projetos contemplados ganharam pela primeira vez o Filme em Minas. Destaque para os três proponentes do interior do estado: Maria Xavier de Lima, de Poços de Caldas; Jair Moreira Rodrigues, residente em Uberlândia e Leandro Marcos Martins, que mora em Caratinga, foram contemplados pelos seus respectivos trabalhos: “Minas Hotel”, “Transfamílias” e “O cineasta”.

No outro extremo, cineastas, já reconhecidos no âmbito, também ganharam mais fôlego para suas carreiras com a aprovação de propostas no Filme em Minas. Um desses exemplos é o projeto “Vênus”, do diretor Sávio Leite, contemplado na categoria curtas e médias metragens. Sávio já teve seus trabalhos apresentados e premiados em importantes festivais ao redor do mundo. Também foi nominado três vezes ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, e júri em festivais na Finlândia, Chile, Colômbia, Equador e Armênia, além de outros no Brasil. É fundador e um dos diretores da Múmia – Mostra Udigrudi Mundial de Animação.

A produtora Filmes de Plástico, que já teve filmes selecionados para mais de 200 festivais de cinema no Brasil e no mundo, também está na lista dos aprovados deste edital, com o longa “Temporada”. Além disso, a produtora ganhou mais de 50 prêmios em festivais como: Festival de Cannes (Quinzena dos Realizadores – França); Cartagena (Colômbia); IndieLisboa; Janela Internacional de Cinema de Recife (Brasil); Glasgow Film Festival (Escócia); Curta Cinema – Festival Internacional de Curtas-Metragens do Rio de Janeiro (Brasil); dentre outros.

Também cabe destaque ao projeto “A Noiva da Cidade”, contemplado na categoria Publicações, Preservação e Memória, que zela pela valorização do patrimônio audiovisual mineiro. Proposto pelo Museu de História e Ciências Naturais da cidade de Além Paraíba, prevê a preservação e tratamento digital do filme “A Noiva da Cidade” (1975/76) dirigido por Alex Viany e tem o roteiro e argumento assinado por Humberto Mauro.

Clique aqui para ver a relação completa do resultado do programa Filme em Minas. (Arquivo PDF)