Fazenda

13h40min - 05 de Maio de 2006 Atualizado em 22h01min - 19 de Junho de 2013

Secretaria de Fazenda e Emater firmam parceria no interior

GOVERNADOR VALADARES (05/05/06) - Uma parceria firmada entre a Superintendência Regional de Fazenda de Governador Valadares e a Unidade Regional da Emater no município dará condições para que os extensionistas contribuam para a divulgação da importância da Educação Fiscal na região.

Em recente evento, realizado no auditório da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Doce (Ardoce), servidores fazendários apresentaram à Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) sua missão, estrutura e objetivos, além do Programa de Educação Fiscal, mostrando aspectos e como os extensionistas podem agir, contribuindo para o benefício do município onde atuam.

Membros da SEF fizeram uma análise da legislação do Valor Adicionado Fiscal (VAF), instrumento fundamental na constituição do índice de participação na cota-parte do ICMS a que cada município tem direito. Um painel focou diretamente o índice Produção de Alimentos, área em que os extensionistas conhecem bem e podem ajudar a melhorar a receita do município. Para subsidiar as ações desses profissionais foram distribuídas planilhas relativas aos repasses efetuados com o desempenho municipal, compreendendo o período de janeiro de 2002 a abril de 2006.

Nesse primeiro encontro, segundo os servidores fazendários Ione Naeme, Paulo Carneiro Júnior e Cleuzeni Andrade Campos, foram sensibilizados os extensionistas responsáveis pelos municípios de Aimorés, Divino das Laranjeiras, Dom Cavati, Frei Inocêncio, Galiléia, Governador Valadares, Itanhomi, Jampruca, Marilac, Resplendor, Santa Rita do Itueto, São Félix de Minas, Tarumirim e Tumiritinga.

Numa segunda etapa de sensibilização, prevista para este mês de maio, serão alcançados os municípios de Alpercata, Mantena, Central de Minas, Nova Belém, Itabirihna de Mantena, Mendes Pimentel, Nova Módica, Pescador, São José do Divino, Goiabeira e Cuparaque. Os servidores fazendários acreditam que a parceria com a Emater dará muitos resultados para os municípios da região.

Agência Minas

e-mail: imprensasecom@governo.mg.gov.br