Minas por Região
Saúde

17h07min - 21 de Maio de 2015 Atualizado em 17h20min

Secretaria de Saúde e UFMG lançam e-book de cuidados para recém-nascidos de alto risco

O evento também contou com a realização de homenagem a gestores que participam da construção da saúde coletiva no estado de Minas Gerais

Carlos Alberto/Imprensa MG
Evento também marcou homenagem a ex-alunos da Faculdade de Medicina da UFMG
Evento também marcou homenagem a ex-alunos da Faculdade de Medicina da UFMG

A área de Saúde acaba de apresentar uma nova publicação. Trata-se do livro eletrônico (e-book) “Cuidando do recém-nascido de alto risco", lançado, nesta quinta-feira (21/5), no auditório do Centro de Tecnologia em Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG (Cetes). Com 16 web-aulas, o e-book aborda temas como cardiopatias congênitas cianóticas, reanimação neonatal e nutrição parenteral.

A publicação foi elaborada com base no projeto de Telemonitoramento de UTIs Neonatais, que oferecia aos profissionais, no interior do estado, webconferências mensais, teleconsultorias síncronas, discussão de casos clínicos, exames complementares e acesso à teleconsultorias com especialistas.

“A ideia deste e-book surgiu diante da necessidade de registrar alguns temas abordados em webconferências realizadas e que consideramos primordial para a adequada assistência ao neonato”, explicou Maria do Carmo Barros de Melo, professora do Departamento de Pediatria da Faculdade e idealizadora do projeto.

Além de Maria do Carmo, também participaram da organização do e-book a enfermeira Nara Carvalho da Silva e a pediatra Thais Costa Nascentes Queiroz.

Homenagem

A solenidade também abriu espaço para uma homenagem da Faculdade de Medicina aos ex-alunos Fausto Pereira dos Santos, secretário de Estado de Saúde, Helvécio Miranda Magalhães, secretário de Estado de Planejamento e Gestão, e à professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade e secretária adjunta de Saúde, Alzira de Oliveira Jorge.

Na ocasião, o diretor da Faculdade de Medicina da UFMG, Tarcísio Afonso Nunes,  enfatizou o papel desses gestores na construção da saúde coletiva e também no enfrentamento dos desafios atuais do SUS.

Segundo Helvécio, “o país está em um momento em que é preciso radicalizar a ideia de democracia e de saúde coletiva. Precisamos preservar as conquistas históricas do SUS e enfrentar as dificuldades atuais”.

O secretário de Saúde, Fausto Pereira, disse que “o compromisso do Governo do Estado é construir propostas inovadoras para a saúde coletiva. E uma maneira de fazer isso é realizar parcerias com as instituições de ensino”. Alzira, outra homenage também enfatizou o papel da universidade na construção do SUS: “quando inseridos no sistema público de saúde ainda durante sua formação acadêmica, o médico pode ajudar a melhorar os fluxos de atenção e atendimento”.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato