Trabalho e Emprego | Trabalho / Social

13h28min - 29 de Maio de 2013 Atualizado em 21h45min - 29 de Junho de 2013

Secretaria de Trabalho e Emprego capacita profissionais para o setor de panificação

Iniciativa foi realizada em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e o Sindicato do Comércio de Gêneros Alimentícios

Sílvia Amâncio
Participantes aprenderam sobre habilidades gerenciais e postura no ambiente de trabalho

A Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Minas Gerais (Senac-MG) e o Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Belo Horizonte (Sincovaga), certificou 13 alunos do curso de Pães Caseiros, Roscas e Biscoitos.

O curso, parte do Programa de Inclusão Produtiva da Sete, por meio de convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que beneficia trabalhadores de baixa renda inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do governo federal, foi realizado no espaço multifuncional de qualificação e capacitação, na Gameleira e teve duração de seis dias, com carga horária de 24 horas.

Durante as aulas, os participantes aprenderam sobre habilidades gerenciais, postura no ambiente de trabalho, relações interpessoais, noções de segurança e higiene no ambiente de trabalho, além de como manejar os equipamentos (fornos e fogões industriais, cilindros de massa e batedeiras) e a preparação das principais receitas de panificação.

Literalmente com a mão na massa, Cleide Juliana Mazzini, autônoma, aproveitou todas as dicas do curso e pretende fabricar e vender os produtos em sua casa. “Nunca trabalhei com pães, mas depois desse curso vou fazer outro, o de pizzas, para aprender mais e ter minha própria renda. Pensei que era só assar e pronto, mas aqui aprendi que devemos nos preocupar também com a decoração e a apresentação dos alimentos, fazer diferente”, disse.

Segundo o professor e chef de cozinha do Senac-MG, Leonardo Oliveira, os alunos aprendem quatro receitas por dia, do tradicional pão de queijo mineiro, passando pelo casadinho de goiabada cascão, até os mais sofisticados como danish (rosca recheada alemã) e ciabatta (pão rústico italiano).

Para João Ferreira da Silva, que já teve seu restaurante mas hoje atua como garçom, o curso foi muito proveitoso, já que mostra todas as etapas de preparação dos alimentos e ainda dá dicas de como empreender. “Quero abrir uma pizzaria e já peguei o jeito com as massas. Agora vou participar dos outros cursos para me preparar melhor”, destacou.

O coordenador do espaço multifuncional Gameleira, Olavo Henrique Moreira Freire, parabenizou os alunos e desejou sucesso no futuro profissional, lembrando da necessidade constante de buscar capacitação para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.

Após o encerramento da última aula, os alunos participaram de palestra com representante do Sincovaga sobre oportunidades de trabalho na área de panificação e de um processo seletivo com o departamento de recursos humanos de dois grandes supermercados de Belo Horizonte, para preenchimento de vagas na panificadora das redes.  Para saber mais sobre os cursos procure uma unidade do Sine e informe-se sobre as datas e inscrição.