Trabalho e Emprego | Trabalho / Social

12h25min - 12 de Agosto de 2013 Atualizado em 12h24min

Secretaria de Trabalho e Emprego lança Sistema de Governança

Evento contará com a presença do secretário da Sete, Zé Silva, e da secretária de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena

Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete) apresenta, nesta terça-feira (13), o seu novo Sistema de Governança. Visando institucionalizar instâncias deliberativas, horizontalizando uma rede de gestão estratégica, o Sistema de Governança tem como objetivo criar a cultura da competência, a partir de metodologias e ferramentas modernas de gestão, utilizando o planejamento estratégico, metas e a valorização das pessoas no processo participativo. Nesse modelo, os servidores, executores dos programas e projetos da política pública de trabalho, emprego e renda, constroem, por meio de comitês, caminhos mais rápidos e objetivos para obter resultados com qualidade e eficácia.

O Sistema de Governança da Sete foi desenhado considerando o benchmarking realizado na Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e Emater-MG, em contexto e cenários adequados à secretaria. Tal sistema é baseado em cinco instâncias principais, intituladas comitês, bem como em uma sistemática de reuniões, com padronização de fluxos e documentos. Os comitês foram instituídos nos níveis estratégico, tático e operacional, com foco no alinhamento da gestão estratégica com as diretrizes governamentais, prioridades, convênios e pessoas.

Os comitês temáticos subsidiam os demais com informações sobre a execução dos projetos, o cenário do mercado de trabalho, desafios e oportunidades de melhoria, como o de Gestão de Pessoas que visa assegurar o perfil adequado para cada função desempenhada, bem como garantir ganhos de produtividade e efetiva entrega dos resultados esperados. Já o Comitê de Implementação de Políticas Públicas vem suprir uma lacuna até então existente, que é aproximação da realidade do mercado de trabalho com as estratégias adotadas pela secretaria.

O secretário de Estado de Trabalho e Emprego, Zé Silva, acredita que deixou sua marca enquanto esteve como presidente da Emater, apostando, como agora, na gestão moderna. Na implantação do modelo do órgão, o planejamento estratégico foi refeito, com a disponibilização de ferramentas de acompanhamento, que possibilitaram às diretorias regionais planejar melhor as ações, e o suporte para racionamento, que resultou na melhor gestão dos recursos públicos. “O ponto mais relevante da gestão na Emater foi o direcionamento da Extensão Rural, que deixou de fazer projetos, passando a executar políticas públicas, que resultaram na aproximação do extensionista com o agricultor, estabelecendo um relacionamento eficaz, com dinâmica de trabalho. O programa Minas Sem Fome é fruto desta gestão moderna”, afirma.

Segundo Zé Silva, a Sete aposta na construção de uma estrutura efetiva, e conta com elementos essenciais para o estabelecimento de um ciclo de comunicação e confiança. “Estamos buscando a construção de uma rede bem-sucedida, com desafios constantes, como a busca por padrões de desempenho, procedimentos, captura de inovações e gerenciamento de mudanças”, conclui.

O processo de implementação do Sistema de Governança da Sete ocorrerá durante o segundo semestre de 2013, com a participação de todos os profissionais da secretaria e regulamentação por meio de resoluções. Para garantir o cumprimento dos prazos estipulados, estão previstos workshops de mobilização e capacitação dos participantes, além de acompanhamentos e correções.

Serviço:

Lançamento do Sistema de Governança da Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego

Data: 13 de agosto

Horário: 10h

Local: Salas 6 e 7, 6º andar – Prédio Gerais - Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Endereço: Rodovia Prefeito Américo Gianetti, s/n – bairro Serra Verde – Belo Horizonte/MG