15h46min - 11 de Junho de 2015 Atualizado em 16h04min

Secretaria de Transportes e Obras Públicas apresenta PMI de aeroporto no Vale do Aço

Aviso de Procedimento de Manifestação de Interesse foi publicado no Diário Oficial para orientar interessados em administrar terminal estadualizado

Reprodução
Lançamento do PMI apresenta o aeroporto e abre caminho para busca por parcerias público-privadas

A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) publicou no Diário Oficial Minas Gerais desta quinta-feira (11/6), aviso de Procedimento de Manifestação de Interesse – PMI 02/2015, visando orientar interessados em participar do projeto de estruturação, desenvolvimento, realização de melhorias, administração, operação, exploração e manutenção do Aeroporto da Usiminas, no distrito industrial de Santana do Paraíso, a três quilômetros de Ipatinga, por concessão comum, patrocinada ou administrativa. A manifestação de interesse deve ser encaminhada até 27 de julho por protocolo ou via Correio.

O aeroporto, classificado como público e atualmente sob a administração da Usiminas, possui voos regulares da aviação regional, quatro diários com destino à Belo Horizonte e a demanda de passageiros e cargas tem crescido nos últimos anos. De 2009 a 2014, o total de passageiros foi 1.062.202, movimentando 43.934 voos no mesmo período.

O local tem pista de 2004 m x 45 m, terminal de passageiros e serviços – TPS com aproximadamente 600 m², balizamento noturno, farol rotativo, torre de Controle de voo, EPTA-A/C, NDB, e EMS-2, o que permite a operação IFR-não precisão diurno/noturno, código de pista 4, para a aviação de grande porte.

O sitio aeroportuário onde está situado o aeroporto da Usiminas conta com toda a infraestrutura existente e a área necessária para as intervenções previstas, de propriedade da Usiminas. Tudo será transferido para a União e delegado ao Governo do Estado para a sua exploração.

Assim, o Estado proativamente lança o Procedimento de Manifestação de Interesse que visa apresentar o aeroporto e, consequentemente, sinalizar a intenção de buscar Parceria Público Privada para a sua exploração.