11h05min - 24 de Outubro de 2012 Atualizado em 16h08min - 30 de Junho de 2013

Secretaria de Turismo realiza últimas etapas do Enduro Escola 2012

As provas acontecem nas cidades de Conselheiro Lafaiete e Santa Bárbara

A Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais realiza nesta quinta-feira (25), e no dia 1º de novembro as duas últimas etapas do projeto Enduro Escola, em Conselheiro Lafaiete, no Circuito Turístico Villas e Fazendas, e em Santa Bárbara, no Circuito Turístico do Ouro.

Alunos das Escolas Estaduais Lopes Franco e Narciso de Queirós, em Conselheiro Lafaiete e da Escola Estadual Rodrigo de Castro Moreira Pena, em Santa Bárbara, participam da atividade. Em Conselheiro Lafaiete, a prova será realizada pela Prefeitura Municipal da cidade.

O Enduro Escola é um projeto de recreação esportiva, turismo e educação ambiental que busca a sensibilização de adolescentes por meio da prática do trekking ecológico, além de incentivar o conhecimento histórico, cultural e ambiental da região.

Este ano, as etapas do Enduro Escola foram realizadas em Sete Lagoas (Circuito Turístico das Grutas), São João del-Rei (Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes), Monte Verde, distrito de Camanducaia (Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas), Araxá (Circuito Turístico da Canastra) e Catas Altas (Circuito Turístico do Ouro).

Regras da competição

As turmas são divididas em equipes de quatro a seis integrantes que fazem a contagem de passos (medição da distância percorrida) e o cálculo de tempo e navegação. A prova dura em média duas horas e meia e os participantes percorrem, aproximadamente, cinco quilômetros.

Durante a prova, os alunos respondem a perguntas referente aos temas trabalhados em sala de aula. Para responder às perguntas, os alunos receberam orientação prévia dos professores que foram instruídos por uma cartilha onde o turismo é didaticamente mostrado nas suas relações com o ambiente, a história, as comunidades, seus afazeres, tradições e relações sociais. Os alunos vencedores da prova em Santa Bárbara vão conhecer o Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté.