15h10min - 23 de Dezembro de 2014 Atualizado em 15h29min

Secretarias firmam acordo para promover intercâmbio nos campos da saúde e tecnologia

O acordo, entre SES e SECTES, prevê a integração do Portal Minas Saúde à biblioteca virtual da Universidade Aberta Integrada de Minas Gerais (UAITEC)

Marcus Ferreira
Assinatura do convênio entre SES e SECTES com o objetivo de promover o intercâmbio técnico e científico na saúde e educação

A tecnologia sempre desempenhou papel indispensável para a promoção, proteção e recuperação da saúde. Quando o assunto é a difusão de informações sobre saúde para profissionais da área e a população, a tecnologia se apresenta mais uma vez como importante facilitadora. Tendo em vista essa parceria histórica, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES) firmaram hoje (23/12), um acordo de cooperação técnica.

O acordo tem como objetivo promover o intercâmbio técnico e científico nos diversos campos da saúde e educação, tecnologia educativa e pesquisas científicas. Além disso, o acordo também prevê a integração do Portal Minas Saúde à biblioteca virtual da Universidade Aberta Integrada de Minas Gerais (UAITEC), com o fim de viabilizar a difusão do conhecimento, por meio da educação à distância.

O Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, José Geraldo de Oliveira Prado, destaca a importância da tecnologia para o intercâmbio de informações sobre saúde. “O Canal Minas Saúde é um exemplo de plataforma que ajuda milhares de pessoas tendo a tecnologia como plataforma. A rede de vídeo conferência que utilizamos é outro exemplo de como a tecnologia é uma grande facilitadora para o ensino e a comunicação num estado do tamanho de Minas. Estamos fazendo hoje um esforço para o compartilhamento de forças entre as duas secretarias, que podem trabalhar juntas em vários aspectos”, afirma José Geraldo.

Já o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES), Vicente Gamarano, lembra como a tecnologia pode ser utilizada também para a área da saúde. “A tecnologia é a mesma, então é um caminho natural que as duas secretarias se encontrem e colaborem entre em si. O propósito da assinatura do termo é formalizar essa colaboração”, afirma Vicente Gamarano.

O acordo de cooperação técnica também prevê que a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP) disponibilize conteúdo e outras atividades à rede UAITEC.