Trabalho e Emprego | Trabalho / Social

15h52min - 04 de Julho de 2013 Atualizado em 20h53min

Secretário adjunto de Trabalho e Emprego é empossado presidente do Ceeps

Hélio Rabelo é o novo presidente do Conselho Estadual a Economia Popular Solidária para o mandato 2013/2014

Débora Drumond
É uma responsabilidade grande a questão da economia solidária, destaca Hélio Rabelo (dir.)

O secretário Adjunto de Estado de Trabalho e Emprego, Hélio Rabelo, é o novo presidente do Conselho Estadual a Economia Popular Solidária (Ceeps-MG), para o mandato 2013/2014.  A cerimônia de posse ocorreu nesta quinta-feira (4), na sede da Secretaria, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Na oportunidade, também foi empossada a vice-presidente, a dirigente da Cooperativa de Portadores de Deficiência LTDA (Coopdef), Maria Geralda de Souza Lopes.

Vinculado à Sete, o Ceeps  tem a  finalidade de deliberar e propor diretrizes para as políticas e ações de fomento à Economia Popular Solidária no Estado de Minas Gerais. Em seu pronunciamento de posse, o novo presidente do Ceeps, Hélio Rabelo, disse que a sua responsabilidade, a partir de agora, é ainda maior. “É uma responsabilidade grande a questão da economia solidária e tenho a consciência dos desafios que vem pela frente. É uma economia totalmente diferente e desafiadora e que agora começa a ser valorizada”.

Ainda segundo o novo presidente, será priorizado o fomento aos empreendimentos econômicos solidários. “Vamos discutir a qualificação dos empreendimentos por meio dos programas de executados pela Sete. Precisamos entender quais são as carências que existem, para que desse modo possamos melhorar o trabalho dos produtores”, afirmou.

O secretário de Estado de Trabalho e Emprego, Zé Silva, comemorou o avanço da economia popular solidária na última década. “O Conselho é a prova de que estamos avançando na questão dos empreendimentos solidários. Tenho a convicção que o Ceeps, com o Hélio Rabelo e a Dona Geralda, na presidência e vice-presidência, irão liderar a construção de um novo momento da economia solidária no Estado”, destacou.

Zé Silva destacou ainda os cuidados necessários que os novos gestores precisam garantir. “O Conselho precisava ter um planejamento estratégico com metas e compartilhar os desafios, mas tenho certeza que irão dar conta do recado com grande sabedoria”, concluiu.

Também participaram da solenidade a coordenadora de Empreendimentos Econômicos Solidários e Coordenadora do Fórum Municipal de Economia Solidária de Sabará, Jeanne Aparecida Venâncio, o ex-presidente do Ceeps, Rodrigo Pires Vieira, o superintendente Regional do Ministério do Trabalho de Minas Gerais, Valmar Gonçalves, a diretora Assessoramento para Incubação de Empreendimentos Formais e Autogestionados da Sete, Solange Moreira da Costa, além de gestores da casa e convidados.

Em abril foram eleitas as cinco novas entidades civis que compõem o Conselho de Economia Popular Solidária de Minas Gerais no biênio 2013/ 2015. São elas: Ação Faça Uma Família Sorrir (Affas), Central dos Movimentos Populares do Triângulo e Alto Paranaíba (CMP - Triângulo e Alto Paranaíba), Cooperativa de Portadores de Deficiência Ltda (Coopdef), Instituto Pauline Reichstul (IPR) e Providência Nossa Senhora da Conceição (PNSC).