Governo | Trabalho / Social

13h27min - 25 de Junho de 2015 Atualizado em 13h24min

Secretário de Direitos Humanos dá posse a membros do Conselho de Igualdade Racial

Os onze membros da sociedade civil terão um mandato de três anos, com possibilidade de reeleição

Omar Freire/Imprensa MG

O secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda deu posse nessa quarta-feira (24/6) aos onze membros da sociedade civil que integram o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Conepir). Os novos membros terão um mandato de três anos, com possibilidade de reeleição. A solenidade aconteceu na Casa de Direitos Humanos, no centro de Belo Horizonte.

Nilmário Miranda disse durante a posse que a igualdade racial é uma questão central e todos os indicadores ligados à desigualdade, como mortalidade materna, infantil, extermínio da juventude, entre outros é maior entre os negros e que o governo deve colocar a questão da igualdade racial na ordem do dia.

“Faremos um trabalho integrado em que as políticas públicas de todas as áreas (educação, saúde, assistência social, cultura, agricultura) tenham um trabalho voltado à luta pela igualdade racial. Não podemos tratar desiguais como iguais. É preciso desenvolver políticas públicas com mais ênfase visando reduzir esta desigualdade. E o Conselho é parte fundamental neste trabalho”, finalizou o secretário.

A secretária de Comunidades Tradicionais da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Gilvana Maria da Silva disse que não se pode ignorar que 70% dos pobres são negros e que mais do que combatidas, as desigualdades raciais precisam ser superadas. “Entendo que o Governo de Minas está em um momento novo, precisamos aproveitar este cenário e a criação da Secretaria de Direitos Humanos em Minas será um grande suporte para o avanço nas políticas de igualdade racial”.

A cerimônia de posse contou com a presença da subsecretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Cleide Hilda de Lima Souza, de representantes da sociedade civil e do poder público mineiro.

Tomaram posse seis representantes da população negra das seguintes entidades: Associação Nacional de Assistência Judiciária – Rede SOS Racismo, União de Negros pela Igualdade – UNEGRO MG, Associação dos Quilombos de Bom Despacho, Nzinga Coletivo de Mulheres, Coordenação Nacional de Entidades Negras - CONEM e Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira - CENARAB.

Representando os Povos Indígenas foram empossados dois representantes do Conselho dos Povos Indígenas de Minas Gerais (Copimg) e da Associação dos Povos Indígenas de Belo Horizonte. A Associação Guiemos Kalóns conta com um membro no Conepir, representando a Comunidade Cigana.

Representando outras etnias tomou posse uma pessoa da Federação Israelita do Estado de Minas Gerais (Fisemg) e uma do Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva.

Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial

Criado em 2009, o conselho é formado por onze representantes do poder público e onze entidades da sociedade civil. Tem como principal objetivo propor políticas públicas que promovam a igualdade racial no que concerne aos segmentos étnicos minoritários no Estado, além de combater a discriminação racial e reduzir as desigualdades sociais, econômicas, financeiras, políticas e culturais.