17h08min - 21 de Setembro de 2015 Atualizado em 17h12min

Secretário de Governo acompanha inaugurações no Sul de Minas

Representando o governador Fernando Pimentel, Odair Cunha acompanhou inaugurações em Três Corações

Marcelo Di Carli
No município, o secretário Odair Cunha também acompanhou a inauguração simbólica da base descentralizada do Samu

O secretário de Estado de Governo de Minas Gerais, Odair Cunha, esteve nesse sábado (19/9) no município de Três Corações. Na oportunidade, representando o governador do Estado, Fernando Pimentel, o secretário acompanhou as inaugurações da pavimentação asfáltica do bairro Jardim Planalto e da base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no município, que conta com uma Unidade de Suporte Básico (USB). Ambas as ações tiveram investimentos do governo estadual, que liberou recursos para atender as antigas demandas da população.

“Tratam-se de investimentos importantes feitos entre a prefeitura e o Governo do Estado. Foram mais de R$ 1 milhão do Estado e mais de R$ 500 mil da administração municipal para a pavimentação asfáltica. O que o governador Fernando Pimentel tem buscado é manter cada vez mais essas parcerias no intuito de melhorar a infraestrutura e os serviços ofertados aos mineiros e às mineiras”, afirmou o secretário de Governo, Odair Cunha.

Ao todo, estão sendo investidos mais de R$ 1,5 milhão em pavimentação asfáltica no município. Os recursos são provenientes do programa ProMunicípio, que tem o objetivo de viabilizar a melhoria ou a construção de estradas vicinais e pontes, asfaltamento e calçamento de ruas e avenidas, além da aquisição de máquinas, equipamentos rodoviários e veículos para o setor da saúde e educação.

Durante a inauguração, o prefeito Dr. Cláudio Pereira comentou a importância da parceria Governo e Município na conquista de melhorias para a cidade, lembrando, ainda, do esforço do governador Fernando Pimentel que autorizou recentemente o início das obras no aeroporto municipal.

“Esse programa de pavimentação das ruas de Três Corações já nos beneficiou com o asfaltamento dos bairros Jardim Europa, Vila Fernão Dias, Nossa Senhora Aparecida e Vila Viana. Esse é o quinto bairro pavimentado. Temos ainda R$ 500 mil de investimentos e isso é obra do Governo do Estado. Além disso, já estamos iniciando as obras do nosso aeroporto”, afirmou.

O aeródromo da cidade não opera desde 2013, quando foram constatados riscos para as aeronaves. A pista de terra batida estava comprometida. A administração estadual passada encaminhou, em 2012, contratação de empresas de projetos e obras para modernização, processo que também foi interrompido em 2014 por falta de dotação orçamentária. Problema que foi corrigido no último mês.

Em 14 de agosto, foi publicado ato no Diário Oficial que garante R$ 6,1 milhões para pavimentação da pista de pouso e decolagem, construção de pátio para aeronaves e zona de taxiamento.

A conclusão está prevista para o ano que vem e, a partir daí, serão autorizados voos empresariais e sociais, aqueles para atendimento de emergências como transplante de órgãos, emergências de saúde ou calamidades públicas.

Samu

Também em Três Corações, Odair Cunha acompanhou a inauguração simbólica da base descentralizada do Samu no município, que conta com uma USB – utilizada em casos de urgência, quando é preciso o pronto atendimento, mas não há risco de morte iminente. Na cidade, o serviço está em operação desde o dia 1° de fevereiro deste ano, data em que foi inaugurado oficialmente o Samu Macro Sul.

A iniciativa é fruto da parceria dos governos federal, estadual e municipais para oferecer atendimento à população nos casos de urgência e emergência. Com investimentos do Governo do Estado de cerca de R$ 7,8 milhões, o Samu Macro Sul já beneficia 153 municípios do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região do Sul de Minas (Cissul), onde vivem cerca de 2,7 milhões de habitantes.

Em Três Corações, desde a sua implantação, foram realizados 1.354 atendimentos, uma média 160 atendimentos por mês. “Em pouco tempo de governo do Fernando Pimentel nós já tivemos grandes avanços em Três Corações, o Samu é exemplo disso. Um esforço do governo atual, que vem trabalhando em prol da sociedade e que tem o nosso reconhecimento”, afirmou o vice-prefeito Cosme Ferreira do Nascimento.

A solenidade contou também com a participação da deputada estadual Geisa Teixeira, do superintendente administrativo e representante do Samu Macro Sul, Jovane Ernesto Constantini e do prefeito da Campanha, Roberto Silva.