Minas por Região
Saúde

17h50min - 22 de Agosto de 2015 Atualizado em 17h58min

Secretário de Saúde participa de inauguração e garante recursos para UPA JK, em Contagem

Governo do Estado aprova liberação de verbas para custeio de Unidades de Pronto Atendimento em Minas Gerais

Gil Leonardi/Imprensa MG
Fausto dos Santos percorre as instalação da UPA JK: mais 42 leitos para atender à população de Contagem
Fausto dos Santos percorre as instalação da UPA JK: mais 42 leitos para atender à população de Contagem
O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fausto Pereira dos Santos, participou neste sábado (22/8) da solenidade de inauguração da nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) JK, em Contagem.  O espaço ofercerá atendimento nas especialidades clínica, pediátrica, cirúrgica, ortopédica e capacidade de atendimento para 400 pessoas por dia. 
 
 “A Unidade de Pronto Atendimento é um programa federal que contribui para a expansão do atendimento de urgência e emergência em todo o país. Isso, sem dúvida nenhuma, representa uma oportunidade de atendimento para muita gente", afirma o secretário. 
 
Segundo Fausto dos Santos, a UPA possui uma função essencial no sistema de urgência, pois  desafoga os grandes prontos socorros, permite o acesso mais perto das pessoas e permite maior agilidade no atendimento. 
 
 Ainda de acordo com o secretário, o Governo de Minas Gerais aprovou a participação do Estado no custeio de todas as Unidades de Pronto Atendimento de Minas. 
 
“Esperamos que, com essa participação, possamos estimular outros municípios a terem o mesmo privilégio que a população de Contagem está tendo hoje”, complementa
 
 A nova unidade, que possui cerca de 2.500 m² e três andares, irá receber mensalmente investimentos de R$ 125 mil reais em recursos estaduais para custeio. A UPA JK vaifuncionar 24 horas por dia. 
 
A estrutura conta com 42 leitos, sendo 25 leitos de observação adulto nove leitos pediátricos e oito leitos de urgência; dois leitos de isolamento; cinco leitos na sala de estabilização; laboratório para exames internos; sala de medicação com seis cadeiras; sala de curativo; sala de sutura; sala de gesso; farmácia; serviço social; sala de classificação de risco; sala de Raio X e seis consultórios médicos.
 
Para o prefeito de Contagem, Carlin Moura, a data marca uma nova etapa na saúde dos contagenses. “Essa inauguração é de uma das obras mais aguardadas pela população de Contagem. Trará uma melhoria significativa no atendimento de urgência e emergência do município".

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato