15h36min - 15 de Outubro de 2012 Atualizado em 10h10min - 28 de Junho de 2013

Secretário de Turismo participa de homenagem ao padre Julio Maria Lombaerde

O evento foi realizado no Seminário dos Sacramentinos, na cidade de Manhumirim

O secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho, participou, na manhã desta segunda-feira (15), de solenidade comemorativa ao Centenário de Chegada do Padre Julio Maria Lombaerde ao Brasil. O evento foi realizado no Seminário dos Sacramentinos, na cidade de Manhumirim, no Circuito Turístico Pico da Bandeira.

Durante a cerimônia, foi entregue ao secretário um projeto para construção da Paragem Padre Julio Maria, localizada no município de Alto Jequitibá, onde o missionário faleceu em 24 de dezembro de 1944, e também o projeto do Caminho da Palavra, que terá inicio em Manhumirim, seguindo até a Paragem, no distrito Padre Julio Maria.

O presidente da Ordem dos Sacramentinos, Padre Geraldo Mayrink, falou sobre a importância de Padre Julio Maria na região. “Hoje é uma data feliz para a família dos Sacramentinos de Nossa Senhora. Manhumirim recebeu um homem que foi profeta, missionário e que para nós é um santo. Fundou três congregações denominadas Família Julio Mariana. O padre foi um homem forte, inquieto, realizador e de coração aberto em seu seguimento à Jesus, por isto, Manhumirim e toda  região tem o rosto dele”. De acordo com o Padre Mayrink, o Caminho da Palavra será de grande motivação de fé e servirá também para o exercício do ecumenismo, unindo os católicos e os irmãos de outras religiões.

Ao receber da Ordem dos Sacramentinos de Nossa Senhora e da Agência de Desenvolvimento Regional do Circuito Turístico Pico da Bandeira, o projeto da construção da Paragem e do Caminho da Palavra, o secretário Agostinho Patrus Filho, afirmou que o legado do Padre Julio Maria além de ser importante para toda a região da Zona da Mata mineira é importante para o fortalecimento do turismo religioso no Brasil.

O secretário lembrou que o padre deixou grandes obras em Manhumirim como o Colégio Pio XII, o Hospital S. Vicente de Paulo e o Patronato Santa Maria. “Mais do que obras, o missionário deixou ensinamentos e a demonstração de que a maior preocupação deve ser com o ser humano e seu desenvolvimento espiritual. Queremos, com essa iniciativa, propiciar desenvolvimento e qualidade de vida para as pessoas e ainda, vamos trabalhar para que os turistas tenham mais uma possibilidade de um caminho de peregrinação e oportunidade de lazer em uma das mais belas regiões de nosso Estado.”

Padre Julio Maria

Padre Julio Maria Lombaerde nasceu em 1878, na Bélgica. Em 1912, já ligado ao sacerdócio, veio ao Brasil, para trabalhar como missionário na Amazônia, por onde permaneceu durante 15 anos. Em seguida, foi enviado ao Macapá, onde criou a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Em 1928, foi para Manhumirim, em Minas Gerais, onde fundou a Congregação dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora e a Congregação das Irmãs Sacramentinas de Nossa Senhora, pensando especialmente na educação da juventude feminina e na preparação das mães de família. Padre Julio Maria era um homem polêmico e não tinha ambições políticas, no sentido de poder e influência direta na condução da sociedade, mas usava sua força em defesa dos interesses religiosos de seus fiéis.

Além das atividades ligadas à igreja, Lombaerde escrevia e publicava o jornal “O Lutador”, uma folha religiosa e apologética para esclarecimento dos católicos diante das objeções ou ataques, por vezes violentos, dos "inimigos" da Igreja.  No jornal e nos livros que nasciam do jornal, Padre Júlio Maria utilizava um estilo polêmico e irônico. Segundo avaliação da Editora Vozes, naquela época, o padre foi o autor católico mais lido no Brasil.