Minas por Região
Reforma Agrária

00h00min - 04 de Abril de 2003 Atualizado em 06h19min - 01 de Julho de 2013

Secretário visita acampamentos na Região Metropolitana de BH

Secretário visita acampamentos na Região Metropolitana de BH

Com o objetivo de conhecer melhor as demandas dos sem-terras que ocupam algumas áreas no Estado, o secretário Extraordinário para Assuntos de Reforma Agrária , Marcelo Gonçalves, e o diretor geral do Instituto de Terra de Minas Gerais (Iter), Luiz Chaves, visitaram, na quinta-feira, os acampamentos da Fazenda Santa Helena, em Juatuba, e Dois de Julho, em Betim.

A Fazenda Santa Helena foi ocupada no último dia 21 e já abriga 250 famílias, procedentes de municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Apesar da Vara de Conflitos Agrários ter expedido mandado de reintegração de posse, os alojados já estão se organizando em equipes, setores e núcleos visando a atender a comunidade nas questões básicas, como segurança, alfabetização infantil e produção de alimentos.

Há quatro anos abrigando 50 famílias, o acampamento Dois de Julho tem uma área privilegiada. São l.800 hectares, com moradias, plantação de arroz, feijão, legumes e verduras, criação de galinha e produção de 30 litros de leite/dia. Além do auto-sustento, alguns produtos são comercializados gerando renda para a comunidade.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato