Ciência e Tecnologia | Trabalho / Social

18h11min - 11 de Abril de 2014 Atualizado em 18h10min - 12 de Abril de 2014

Sectes e Sedese firmam parceria para Escola a Distância de Educação em Direitos Humanos

Acordo formalizado nesta sexta-feira (11/04) permitirá a oferta de cursos de capacitação de educação em Direitos Humanos por meio da Uaitec

Divulgação/Sectes
Acordo entre as duas secretarias foi formalizado nesta sexta-feira, em reunião na Cidade Administrativa

O programa Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec), desenvolvido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), tornou-se ferramenta fundamental para a ampliação dos cursos de capacitação de educação em Direitos Humanos, da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese). Na tarde desta sexta-feira (11/04), o secretário da Sectes, Narcio Rodrigues, recebeu o secretário da Sedese, Eduardo Bernis, e sua equipe, para firmar o Acordo de Cooperação Técnica, que proporcionará esta realidade em um curto prazo de tempo.

Para Narcio Rodrigues, a rede Uaitec é um instrumento muito útil para semear a cidadania e esta parceria a fortalece ainda mais. “Costumo dizer que a rede é um corpo e ela precisa de espírito. E são iniciativas como esta que proporcionam este espírito”, afirma Narcio, agradecendo a todos por escolher a rede de educação a distância como ferramenta de multiplicação.

Durante a reunião, a equipe da Sedese apresentou a proposta de construção da Escola a Distância de Educação em Direitos Humanos (EADDH), com cursos da Rede Mineira de Formação em Direitos Humanos a serem oferecidos por meio do Uaitec. No encontro, a subsecretária de Estado de Direitos Humanos, Maria Juanita Pimenta, explicou que as temáticas apresentadas atenderão segmentos de criança e adolescente, pessoa idosa, mulher, pessoa com deficiência, igualdade racial e diversidade sexual, em consonância com as universidades do Estado de Minas Gerais (Uemg), Estadual de Montes Claros (Unimontes) e Federal de Minas Gerais (UFMG).

Segundo o secretário da Sedese, Eduardo Bernis, é com satisfação que ele concretiza a parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. “Mesmo com a dificuldade de viabilizar recursos para multiplicar resultados, hoje assinamos um acordo que reforça a importância da extensão de ações como esta, que, por meio de um instrumento de multiplicação, vamos estreitar relações e multiplicar conhecimento”, disse.

Uaitec e sua atuação

O Uaitec é um programa gratuito do Governo de Minas, que está sendo implantado em todas as regiões do Estado. Atualmente estão sendo oferecidos para a população cursos de idiomas (inglês, francês, português e espanhol), Tecnologia da Informação (vocepontocom, profissionalemtipontocom e professorpontocom); e os MOOCs - Cursos abertos online e o inédito MBA em  Engenharia e Inovação. O programa deve chegar aos quatro cantos do Estado com 100 polos de educação a distância até o final de 2014.