Economia / Desenvolvimento

11h41min - 13 de Março de 2015 Atualizado em 11h54min

Sede articula grupos de trabalho para planejar desenvolvimento sustentável do Vetor Oeste da Grande BH

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico participa de debate com prefeituras da Região Metropolitana e assume papel na articulação inter-institucional do projeto

Diogo Antunes
Secretário Altamir Rôso destacou a gestão participativa em encontro com prefeitos da Região Metropolitana

Governo do Estado de Minas Gerais, dez prefeituras municipais e sociedade civil organizada estão juntos para planejar o desenvolvimento sustentável do Vetor Oeste da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Nesta quinta-feira, 12/3, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Altamir Rôso, participou do evento que criou três grandes grupos de trabalho que irão apontar caminhos para o crescimento organizado da área – “articulação inter-institucional”, “água, saneamento e qualidade de vida” e “mobilidade”. A reunião aconteceu na sede da Prefeitura de Betim.

Os três municípios de maior peso no PIB do Vetor Oeste foram escolhidos, na presença dos prefeitos para liderar os debates e o planejamento de cada um desses grupos. Contagem ficou com a “articulação inter-institucional”, Betim com “água, saneamento e qualidade de vida” e Belo Horizonte com “mobilidade”.

“Vamos apoiar o prefeito Carlin Moura no trabalho de articulação. São fundamentais o diálogo e a gestão participativa, com atores governamentais, da iniciativa privada e da sociedade, para que a região se desenvolva de forma harmônica, gerando riqueza e qualidade de vida”, garantiu Rôso.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais elogiou o trabalho liderado pelo Instituto Horizontes, entidade que propôs o debate sobre o Vetor Oeste da RMBH – com a experiência de ter produzido diagnósticos sobre os vetores Sul, Norte e Noroeste da região.

85% do PIB

Para o presidente do Instituto, o empresário Teodomiro Diniz Camargos, é impossível o desenvolvimento sem o diálogo entre as prefeituras, suas populações, lideranças políticas e entidades de classe. “Os dez municípios somam 85% do PIB da RMBH. A importância do Vetor Oeste é enorme para a Região. É preciso garantir que ele cresça de forma ordenada e planejada”, completou.

O prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, ressaltou que a visão planejada do desenvolvimento dos territórios do Vetor Oeste precisa ser perene e colaborativa. “É necessário que haja continuidade nesse processo, independentemente das trocas de governos”, opinou. Para ele, a qualidade de vida na capital tem relação direta com a situação dos municípios vizinhos. “Grande exemplo disso é o abastecimento hídrico. Quase toda a água está em outras cidades”, pontuou.

Os municípios do Vetor Oeste da RMBH são: Belo Horizonte, Betim, Contagem, Ibirité, Igarapé, Juatuba, Mateus Leme, Mário Campos, São Joaquim de Bicas e Sarzedo.