Trabalho / Social

13h27min - 10 de Agosto de 2015 Atualizado em 12h44min

Sedese e Ministério querem ampliar o alcance do Capacita Suas em Minas

Capacitação é um dos eixos do programa Qualifica Suas, durante reunião em Belo Horizonte

Paulo Bellardini
Propostas foram defendidas pelo secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, André Quintão

Ampliar o número de instituições de ensino superior (IES) cadastradas na Rede Nacional de Educação Permanente (Renep), para fortalecer a capacitação dos trabalhadores do Suas em todo o estado, de forma descentralizada. Este foi o tema principal da reunião entre a Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) e representantes das universidades, escolas de governo e institutos federais de educação, ciência e tecnologia em Minas.

A Secretária Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ieda Castro, participou do encontro e destacou que Minas Gerais é o estado com maior número de alunos formados pelo Capacita Suas. “Devemos ter a educação permanente nos três níveis de governo, permitindo que as diversidades regionais sejam reconhecidas”, pondera.

Minas tem hoje 11 entidades cadastradas no Renep/Suas. As instituições de ensino interessadas em aderir à Rede em 2015 deverão submeter a proposta de credenciamento até o dia 31 de agosto, seguindo o disposto no Aviso de Chamada Pública 01/2014, do MDS.

Além de ampliar o número de instituições de ensino superior no Capacita Suas, a descentralização e a execução regionalizada das capacitações foram propostas defendidas pelo secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, André Quintão.

“As vulnerabilidades sociais são diferentes e existem regiões descobertas. Temos que fazer uma busca ativa das entidades para ofertar os cursos e aproximar a reflexão acadêmica das boas práticas de gestão e da política pública”, avalia.

“Vamos regionalizar as ações, para isso é necessário estruturar a rede em todo o estado. Temos muitas informações por meio do Censo Suas e temos o desafio de provar que a assistência social pode fazer prevenção”, ressalta a subsecretária de Assistência Social da Sedese, Simone Albuquerque.

Proposta

O superintendente da Sedese, Jaime Rabelo Adriano, apresentou um histórico do Capacita Suas e a proposta para a oferta de cursos, na modalidade presencial, para os próximos dois anos.  Foram apresentados cinco cursos nas áreas de Gestão Orçamentária e Financeira no Suas; Especificidade e Interfaces da Proteção Social Básica; Reordenamento dos Serviços de Proteção Social Especial; Exercício do Controle Social do Suas e Vigilância Socioassistencial.

A meta é capacitar mais de 9 mil  trabalhadores do Suas em Minas. Para atender à diretriz da descentralização, será feita uma execução regionalizada, dividida em nove lotes, envolvendo as regionais da secretaria. Resolução da Sedese instituiu o Núcleo de Educação Permanente do Suas/MG, que será responsável pelo planejamento das ações, capacitação e educação permanente no estado.

A Capacitação Continuada é um dos eixos do Programa Qualifica Suas, lançado pela Sedese na última sexta-feira (7/8), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A reunião com os representantes das instituições de ensino superior aconteceu logo após o lançamento do Qualifica Suas.