Trabalho / Social | Ciência e Tecnologia

17h47min - 17 de Junho de 2015 Atualizado em 17h57min

Sedese faz videoconferência para 264 municípios

Objetivo é preparar gestores para realização das conferências municipais de assistência social

Gil Leonardi/Imprensa MG
O secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, André Quintão, durante videoconferência

Nesta quarta-feira (17/6), cerca de 800 pessoas participaram da primeira videoconferência sobre as Conferências Municipais de Assistência Social, organizada pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese). Na oportunidade, o secretário de Estado André Quintão, a subsecretária Simone Albuquerque e a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Maria Alves de Souza, falaram para secretários e conselheiros municipais de 264 municípios mineiros.

A videoconferência, realizada por meio da Subsecretaria de Assistência Social (Subas) e com apoio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), foi o primeiro passo para organizar e planejar as Conferências Municipais. “O objetivo foi orientar e incentivar os gestores a organizar o evento em suas cidades. Com a videoconferência, nós otimizamos os custos e aumentamos a interação entre as diferentes regiões de Minas Gerais. O diálogo direto com os gestores municipais é fundamental para aperfeiçoarmos as políticas de trabalho e assistência social nas cidades”, explicou o secretário André Quintão.

As Conferências de Assistência Social são momentos importantes para a avaliação da política e visam garantir o processo de participação na tomada de decisões para o aperfeiçoamento e para a proposição de novos rumos para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Em 2015, dois grandes destaques dos debates serão a avaliação técnica e política do SUAS e a elaboração dos planos de assistência social para os próximos 10 anos. Para a subsecretária de Assistência Social da Sedese, Simone Albuquerque, “As Conferências devem ser incentivas e apoiadas pelo Estado, pois são uma garantia de participação popular e uma ótima oportunidade para se discutir o SUAS”.

A 2ª videoconferência, cujo tema é “Preenchimento do Cadastro Nacional de Entidades”,  acontece no dia 26 de junho, das 14h30 às 16h30. A Sedese vai disponibilizar o vídeo em seu site. Para mais informações e inscrições para as próximas videoconferências, clique aqui.