Trabalho / Social

16h31min - 07 de Maio de 2014 Atualizado em 16h31min

Sedese promove capacitação de agentes e gestores do Banco Travessia

Cerca de 100 profissionais, de 40 municípios atendidos pelas agências do Banco, serão capacitados em Belo Horizonte

Divulgação
Durante a capacitação, os agentes e gestores municipais recebem informações sobre diversos procedimentos

A Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) promove nesta quarta e quinta-feira, nova capacitação para agentes e gestores municipais do Banco Travessia. Nesta etapa, cerca de 100 profissionais, de 40 municípios atendidos pelas agências do Banco, serão capacitados em Belo Horizonte. O objetivo do curso é aprimorar a atuação dos profissionais no Sistema de Gestão do Banco Travessia. Um dos objetivos do Banco é estimular a inserção, o retorno, a manutenção e a conclusão da trajetória escolar das famílias que têm pelo menos um de seus membros com privação educacional.

Durante a capacitação, os agentes e gestores municipais recebem informações sobre procedimentos para abertura das contas bancárias, pagamento dos contratos concluídos e o processo de abertura de novos cadastros. Neste ano, mais cinco mil famílias devem ser incluídas no Projeto Banco Travessia.

Ivete Ferreira Santos Lidório, de Serranópolis de Minas, é agente do Banco desde maio de 2012. A agente destacou os avanços no município de quase 4.500 habitantes, localizado na região Norte do Estado. “Os resultados são positivos, inclusive o pessoal do Censo pediu um ofício justificando o aumento do número de pessoas que voltaram a estudar no município, principalmente na zona rural. Atualmente, temos quase o dobro de alunos, isso é fruto das ações do Travessia”, afirmou. Segundo Ivete Ferreira, Serranópolis hoje conta com mais de 300 cadastros no Banco e a previsão é que este número chegue a 800. A agente ressalta que a área rural possui famílias inseridas no Banco Travessia e continuam em busca de qualificação.  “Os pais se qualificam e ainda podem ensinar seus filhos, sendo recompensados por isso”, completa.

A gestora do Banco e coordenadora do CRAS no município de Presidente Juscelino, Laura Maria Diniz e Silva, destaca a diminuição do índice de analfabetismo no município após as intervenções do Banco Travessia. “Foram feitas ações para qualificação profissional nas comunidades rurais onde a maior privação era na área educacional. Hoje, esta questão está praticamente resolvida”, declarou. Presidente Juscelino, com mais de 3900 habitantes, possui atualmente cerca de 280 famílias cadastradas no Projeto. “Nossas comunidades são distantes umas das outras e em quase todas tem beneficiários cadastrados. Esta capacitação é uma grande ferramenta para nossa atuação”, acrescenta Laura.

Funcionamento

Lançado pelo Governo de Minas, em 2011, o Banco Travessia é um dos seis projetos estratégicos que compõe o Programa Travessia - Travessia Saúde, Travessia Social, Travessia Renda, Travessia Educação e Porta a Porta - que atuam no sentido de minimizar as privações sociais nas dimensões saúde, educação e padrão de vida.

“O Travessia é um dos maiores programas sociais já desenvolvidos em Minas, por isso é preciso qualificar os profissionais que nele atuam, garantido melhorias na aplicação dos recursos e na implantação das ações que vão beneficiar mais de 12 mil famílias com a ampliação do Projeto Banco Travessia”, declarou o secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, Eduardo Bernis.