Social | Trabalho / Social

08h50min - 27 de Agosto de 2013 Atualizado em 08h48min

Sedese realiza conferência estadual de igualdade racial

O encontro, em Caeté, Região Metropolitana de Belo Horizonte, irá reunir mais de 400 gestores, de 73 municípios

Com o tema “Democracia e desenvolvimento sem racismo: por um Brasil afirmativo”, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) promove, de 28 a 30 de agosto, a III Conferência Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (III CEPPIR). O encontro, que acontece no Hotel Tauá, em Caeté, Região Metropolitana de Belo Horizonte, irá reunir mais de 400 gestores, de 73 municípios. A abertura está marcada para quarta-feira (28), às 15h.

De acordo com a subsecretária de Direitos Humanos da Sedese, Carmen Rocha, a conferência irá propiciar a participação ampla e democrática de diversos segmentos da sociedade mineira, para reafirmar e ampliar o compromisso governamental com políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade.

Durante os três dias, os participantes irão debater sobre as políticas de igualdade racial no Estado, Municípios e no Brasil; os Arranjos Institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial; a participação política e o controle social - igualdade racial nos espaços de decisão e mecanismos de participação da sociedade civil no monitoramento nessas políticas, entre outras temáticas. Posteriormente, os gestores municipais poderão propor políticas públicas que serão apresentadas na III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (III CONAPIR), marcada para o mês de novembro, em Brasília.

Cepir

Criada em 2011, a Coordenadoria Especial de Políticas Pró-Igualdade Racial (Cepir) está vinculada à subsecretaria de Direitos Humanos da Sedese. Principais competências: orientação, acompanhamento e avaliação da execução de programas, projetos e ações da política estadual; promover e estimular o cumprimento do Estatuto da Igualdade Racial; contribuir na formulação da política de atendimento, promoção e da defesa da igualdade racial.