Minas por Região
Educação

11h02min - 15 de Julho de 2015 Atualizado em 11h00min

Sedinor abre inscrições para o Programa Brasil Alfabetizado em Minas Gerais

Nova etapa pretende alfabetizar 80 mil pessoas no Norte e Nordeste do estado, quase o triplo de edições anteriores

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor) deu início ao processo de inscrição e seleção de alfabetizadores, tradutores-intérpretes de libras (língua brasileira de sinais) e alfabetizadores-coordenadores de turmas, por meio de edital de chamada pública, para execução da nova fase do programa Brasil Alfabetizado.

A iniciativa é fruto de uma parceria com o Governo Federal e realizada no estado pelo Instituto de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), braço operacional da Sedinor.

Nesta etapa serão oferecidas 5.553 bolsas para alfabetizadores e 925 para alfabetizadores-coordenadores. Já as bolsas para tradutores-intérpretes serão conforme demanda das turmas. Detalhes das inscrições podem ser conferidos no Edital de Chamada Pública, disponível no site www.sedinor.mg.gov.br.

Cada alfabetizador-coordenador será responsável pela supervisão e monitoramento de, no mínimo, cinco e, no máximo, nove turmas/alfabetizadores. Já o alfabetizador poderá ter até duas turmas, sendo que, na zona rural, a turma é de, no mínimo, sete e, no máximo, 25 alfabetizandos. Na área urbana, o mínimo é de 14 e, o máximo, de 25 alfabetizandos.

A meta prevista para esta fase é de alfabetizar 80 mil pessoas entre jovens, adultos e idosos nos 258 municípios da área de abrangência da Sedinor/Idene. O número de beneficiários foi quase triplicado – eram 30.136 até o ano passado. A iniciativa, que contemplava apenas 160 municípios do Norte de Minas e Vales do Jequitinhonha e Mucuri, agora vai chegar também ao Noroeste de Minas e Vale do Rio Doce.

Segundo o secretário da Sedinor, Paulo Guedes, a ampliação do programa Brasil Alfabetizado em Minas Gerais atende às diretrizes do governador Fernando Pimentel, que quer priorizar a redução das desigualdades no Estado. “Vamos diminuir as diferenças atacando o problema do analfabetismo, que ainda é crônico em vários municípios do estado”, diz o secretário.

Mobilização

Durante o processo de inscrição e seleção, os técnicos regionais do Idene irão visitar as prefeituras para divulgar a ação e tirar dúvidas sobre a adesão ao programa. As visitas garantirão parcerias com as secretarias municipais de Educação e Ação Social; as câmaras de vereadores; as associações microrregionais, moradores, produtores e trabalhares rurais e demais entidades interessadas.

Brasil Alfabetizado

O programa contribui para a superação do analfabetismo nas regiões dos Vales Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce e do Norte e Nordeste de Minas Gerais.  A universalização da alfabetização de jovens, adultos e idosos e a progressiva continuidade dos estudos em níveis mais elevados (como encaminhamento para o EJA após a alfabetização) promovem o acesso à educação como direito de todos, em qualquer momento da vida.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato