15h01min - 02 de Junho de 2015 Atualizado em 15h05min

Sedinor amplia programa Brasil Alfabetizado em Minas Gerais

Com aumento de quase 50 mil vagas, programa vai chegar a todos os 258 municípios da área de abrangência da secretaria

Imprensa/MG
Moradora de Diamantina participa do curso de alfabetização

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor) está ampliando o programa Brasil Alfabetizado em Minas Gerais, em parceria com o Ministério da Educação. O objetivo é contribuir para a superação do analfabetismo, universalizando a alfabetização de jovens, adultos e idosos e a progressiva continuidade dos estudos em níveis mais elevados.

A iniciativa, que contemplava apenas 160 municípios do Norte de Minas e vales do Jequitinhonha e Mucuri, agora vai atender todos os 258 municípios da área de atuação da Sedinor. O número de beneficiários será quase triplicado, passando de 30.136 para 80 mil vagas. Nos municípios atendidos, o programa também chega como uma oportunidade de renda para os alfabetizadores bolsistas, que ministrarão aulas para turmas de 7 a 14 alunos em comunidades rurais e turmas de 14 a 25 pessoas na zona urbana.

Segundo o secretário da Sedinor, Paulo Guedes, a ampliação do programa Brasil Alfabetizado em Minas Gerais atende às diretrizes do governador Fernando Pimentel, que quer priorizar a redução das desigualdades no Estado. “Vamos diminuir as diferenças entre as Minas e os Gerais atacando esse problema crônico que é o analfabetismo. Aliado a outras ações, como abastecimento de água e o incentivo à geração de emprego e renda, vamos promover o desenvolvimento que as regiões Norte e Nordeste tanto precisam”, afirma.

Além de ampliar o número de beneficiários, o Sistema Sedinor/Idene também pretende aperfeiçoar o modelo de execução do programa, com o objetivo de obter melhores resultados. O diretor-geral do Idene, Ricardo Campos, explica que um dos problemas observados nos últimos anos é o baixo índice de alfabetização, uma vez que apenas cerca de 20% dos alunos que concluíam o curso eram considerados alfabetizados.

“O Brasil alfabetizado é um trabalho de mobilização, interlocução e acompanhamento pedagógico. Iremos, neste mês de junho, capacitar nossas equipes em todos os escritórios regionais do Idene para, na segunda quinzena do mês, lançarmos o edital de habilitação do programa”, disse, frisando que a estratégia é criar parcerias com as secretarias municipais de educação, entidades sociais, sindicatos, igrejas, associações de bairros e de produtores rurais. A primeira cidade a sediar a capacitação será Montes Claros, depois será a vez de Diamantina, no dia 10, e das regionais de Governador Valadares e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, no dia 11.

Para as ações de alfabetização, bem como de continuidade do ensino, está sendo firmada uma parceria entre o Sistema Sedinor/Idene e a Secretaria de Estado de Educação (SEE), que vai disponibilizar espaços, apoio pedagógico e atividades voltadas para a expansão e universalização do acesso à Educação de Jovens e Adultos – EJA.