Trabalho e Emprego | Segurança / Defesa Social | Trabalho / Social

14h16min - 28 de Setembro de 2012 Atualizado em 13h00min - 01 de Julho de 2013

Seds abre 216 vagas para o Centro Socioeducativo de Unaí

Processo seletivo tem inscrições abertas até 04 de outubro para oportunidades no local, que está sendo construído para apoiar adolescentes infratores

A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), por meio da Superintendência de Recursos Humanos (SRHU), recebe até o dia 04 de outubro as inscrições para o Processo Seletivo para preenchimento dos quadros de pessoal e de reserva do Centro Socioeducativo de Unaí, que está sendo construído na região Noroeste do Estado e terá capacidade para 90 adolescentes.

O processo seletivo disponibiliza 216 vagas, sendo 162 para agentes de segurança socioeducativos masculino, 18 vagas para agentes femininas, seis para auxiliar administrativo, uma para auxiliar dentário, oito para auxiliar educacional, quatro para técnicos de enfermagem, dois para assistentes técnico-jurídicos, quatro para assistentes sociais, um para dentista, um para enfermeiro, quatro para pedagogos, três para psicólogos e dois para terapeutas ocupacionais.

De acordo com a subsecretária de Atendimento às Medidas Socioeducativas (Suase), Camila Nicácio, o Centro Socioeducativo de Unaí é o primeiro a ser inaugurado na região para receber os adolescentes autores de atos infracionais. Segundo ela, a Suase procura equipes multidisciplinares para prover o atendimento aos jovens como, por exemplo, o acompanhamento psicossocial, conforme as orientações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “É fundamental selecionarmos uma equipe de qualidade para atender a esse público”, disse.

Cadastro

O prazo de validade deste processo seletivo é de 12 meses, contados a partir da data da publicação do Ato de Resultado da Avaliação Psicológica, podendo ser prorrogado por igual período. Antes de iniciar a inscrição, o candidato deverá conhecer o Instrumento Convocatório e certificar-se de que preenche todos os requisitos.

Para fazer a inscrição, o interessado deverá acessar endereço eletrônico www.seds.mg.gov.br, clicar em Processos Seletivos / Em andamento / UNAÍ- SUASE e preencher a ficha de inscriçãocom os dados pessoais, conforme orientação do Instrumento Convocatório.  A ficha,juntamente com a documentação solicitada, deverá ser entregue de 1º a 05 de outubro, em um dos seguintes endereços:

Diretoria de Recrutamento e Seleção (SRDU), da Secretaria de Estado de Defesa Social
5º andar do Edifício Minas da Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves
Rodovia Prefeito Américo Gianetti, s/n° – Bairro Serra Verde - Belo Horizonte/MG
Horário: de 9 às 12h e de 13 às 16h.

Presídio de Unaí
Rua Buritis, s/n - Centro - Unaí/MG
Horário: de 09 às 12h e de 13 às 17h.

A seleção dos candidatos se dará por análise de currículo, fase eliminatória, avaliação psicológica, investigação social e treinamento introdutório. Os candidatos aprovados neste processo seletivo serão convocados por ordem de classificação, conforme listas que serão divulgadas no site da Secretaria de Estado de Defesa Social.

Unidades socioeducativas em Minas

O Estado de Minas Gerais possui atualmente 21 unidades socioeducativas para o cumprimento de medida de internação e internação provisória (Centros de Internação) e 11 casas para o cumprimento de medida de semiliberdade (Casas de Semiliberdade), em um total de 1.255 vagas. Além disso, o Estado apoia e fomenta, por meio de repasse de recursos e capacitações, mais 2.180 vagas em Meio Aberto em 23 municípios. O cumprimento de medidas de meio aberto é de responsabilidade das prefeituras.

Atualmente possuem unidades socioeducativas as cidades de Belo Horizonte, Ribeirão das Neves, Sete Lagoas, Uberaba, Patrocínio, Governador Valadares, Teófilo Otoni, Montes Claros, Uberlândia, Divinópolis, Pirapora, Juiz de Fora e Patos de Minas. Nos centros, os adolescentes participam de cursos profissionalizantes, projetos culturais, esportivos e de inclusão social. Os jovens também frequentam aulas regulares dos Ensinos Fundamental e Médio, realizam atividades externas e são atendidos por equipe técnica especializada.